Governo Federal abre Consulta Dirigida sobre o Parecer Público de Avaliação de Medicamentos (PPAM)

A Anvisa quer conhecer quem utiliza o Parecer Público de Avaliação de Medicamentos (PPAM) e de que forma isso acontece. Além disso, deseja colher informações e subsídios para aprimorar essa ferramenta. Com esse objetivo, a Agência abriu, na quarta-feira (15/2), uma consulta dirigida sobre o assunto.

O PPAM é um instrumento importante de transparência, pois torna pública a avaliação da segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos pela Anvisa. Esse processo subsidia a tomada de decisão relativa ao registro desses produtos, conforme as boas práticas regulatórias e as boas práticas de avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dessa forma, são publicadas as avaliações que resultam em decisões tanto positivas quanto negativas. Em caso de decisão positiva, a solicitação de registro é deferida, ou seja, a princípio, o medicamento é registrado no Brasil. Caso a decisão seja negativa, o pedido de registro é indeferido e o medicamento não poderá ser comercializado no país. Os pareceres públicos disponíveis podem ser consultados aqui.

Como participar da consulta dirigida?

Para participar, basta responder as perguntas deste questionário. O formulário estará disponível até o dia 17 de março de 2023.

Quem pode participar e como serão utilizadas as informações obtidas?

Qualquer pessoa física ou representante de organizações da sociedade civil, empresa ou entidade pode participar. A participação pode ser de forma anônima ou deixando um e-mail de contato para receber o relatório da consulta. Não serão coletadas informações de caráter pessoal ou confidencial e a participação é voluntária. As respostas ao formulário serão consolidadas e poderão ser publicizadas, a critério da Agência.

Como obter mais informações sobre medicamentos?

Na página de Consulta da Anvisa, além do PPAM, que possui informações técnicas sobre a avaliação que subsidiou a decisão de registro, também é possível consultar informações sobre medicamentos (tais como o status de registro, as bulas dos medicamentos, que contêm informações voltadas para o paciente e profissionais de saúde, entre outras informações) e outros produtos regulados pela Agência. As empresas também podem consultar o andamento das solicitações de registro, acompanhar o status das avaliações das petições, além de outros dados.

Dúvidas sobre a consulta? Envie uma mensagem para medicamento.novo@anvisa.gov.br 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore