Governo Federal anuncia novo diretor de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do MEC

O professor Décio Nascimento Guimarães, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), assume a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).  Antes havia sido empossada a professora doutora Rosângela Machado na função de diretora da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da SECADI, em razão de seu notório saber e prática na implementação dessa política pública. Ela colocou o cargo à disposição após polêmicas que foram narradas em CARTA ABERTA, assinada por Maria Teresa Eglér Mantoan, Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), Faculdade de Educação – FE e Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

De acordo com nota oficial com a nova nomeação, “o MEC reafirma o compromisso inegociável com a consolidação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Seguimos firmes na melhoria dos sistemas de ensino, para que todas as crianças estejam na escola e aprendam juntas. Não haverá retrocessos”. 

Décio Nascimento Guimarães é doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Cego desde a adolescência, Décio é coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Ele é docente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (Mpet/IFF), sendo também coordenador adjunto e coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais (IFF). Além disso, é membro do Fórum de Direitos Humanos da Escola de Magistratura do estado do Rio de Janeiro. 

Nesta quarta-feira, 24, O Diário PcD teve acesso a uma carta aberta do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (LEPED/FE/UNICAMP) em repúdio à gestão da SECADI/MEC e em desagravo à professora Rosângela Machado, sobre a PNEEPEI – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Confira a íntegra do documento, também disponível em https://drive.google.com/file/d/14X0VacMozxbOkHPPyecNEzwDUysiHKGV/view

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore