Governo inicia DEFERIMENTO de isenção IPVA PcD 2022

O SIVEI – sistema de informatização da SEFAZ – Secretaria de Economia e Fazenda do Estado de São Paulo teve uma atualização no final da tarde da terça-feira, 11, causando mudanças no cenário das pessoas com deficiência que ‘travam uma batalha’ para permanecer com a isenção do IPVA.

A polêmica ganhou até mesmo espaço e atenção do Ministério Público, que foi provocado pelo Diário PcD e pelos grupos Comissão 48 e PODEMOS SIM PcD.

Após a interferência das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital e dos Direitos Humanos – Área das Pessoas com Deficiência, as autoridades do Executivo passaram a efetuar modificações que foram implantadas ainda pelo ex-governador João Dória, que conseguiu aprovar uma legislação que cobrou em 2021 o imposto de mais de 95% (noventa e cinco por cento) das pessoas com deficiência. O tema acabou sendo discutido através de uma ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade interposta pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro e no último dia 5 aconteceu o ‘trânsito em julgado’, determinando a inconstitucionalidade da cobrança do exercício do ano passado. As pessoas que pagaram o imposto – depois de quase 18 (dezoito) meses – estão sendo restituídas, mas sem nenhuma correção monetária, o que causa revolta no segmento.

Mas a polêmica da isenção permanece em 2022. O Governo Estadual criou uma nova legislação que ainda está cercada de incertezas. Uma delas é a determinação de que muitos que desejam a isenção – e que tenham adquirido ou trocado de veículos em 2022, tenham que passar por uma nova perícia, junto a credenciados do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia. Ocorre que até o fechamento desta matéria, não foi, sequer, liberado o agendamento para essas perícias. Enquanto isso, essas pessoas permanecem na incerteza, mesmo que haja um Decreto que garanta que eles estejam isentos até a realização do agendamento ou da perícia. A SEFAZ informa que esses casos devem ser questionados ao Fale Conosco. Ao Diário PcD, muitos contribuintes informam que já acionaram o serviço, mas não recebem respostas pontuais e que a situação permanece incerta.

Já outra grande parte do segmento – que cumpriu a determinação de fazer um NOVO PEDIDO junto ao SIVEI/SEFAZ, e que estava com o ‘status’ de SUSPENSO, passou a ter a situação de ‘DEFERIDO’ a partir do final da tarde da última terça-feira, 11. Mesmo com essa atualização do sistema, o segmente permanece aguardando mais informações da SEFAZ, que não teve expediente nesta quarta-feira, 12, em função do feriado nacional. Até mesmo quem não fez o NOVO PEDIDO – que é exigido atualmente – teve o ‘status’ considerado como DEFERIDO.

O Diário PcD apurou casos distintos e até mesmo quem estava com o ‘status’ de DEFERIDO – mas com a atualização do sistema passou para ‘SUSPENSO’.

Outro motivo de inquietação é que a SEFAZ passou a cobrar o proporcional – valor de 4% dos carros avaliados entre R$ 70 e R$ 100 mil reais – que devem ser pagos pelo contribuinte, de acordo com a nova legislação. O fato é que esses pagamentos – conforme informado ao Diário PcD pela SEFAZ, podem ser pagos até 30 de novembro, sem acréscimos legais. Mas não é isso que vem ocorrendo. As cobranças estão com juros, acrescidos ao valor do proporcional.

A expectativa é para informações mais detalhadas que devem ocorrer durante esta quinta-feira, 13. O Departamento de Jornalismo do Diário PcD já preparou uma série de questionamentos que serão encaminhados ao órgão.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore