Governo não exige mais NOVO PEDIDO para isenção do IPVA PcD 2022 e 2023

As alterações realizadas no SIVEI – sistema de informatização da SEFAZ – Secretaria de Economia e Fazenda do Estado de São Paulo que ocorre desde o final da tarde da terça-feira, 11, traz novas situações e causam transtornos para muitas pessoas com deficiência que buscam manter os direitos às isenções do IPVA de 2022 e anos seguintes.

Essa é uma polêmica antiga, que ganhou a atenção do Ministério Público, que acionado pelo Diário PcD e pelos grupos Comissão 48 e PODEMOS SIM PcD, se envolveu diretamente com a ‘novela mexicana’ desde o ano passado, quando as regras aprovadas pela gestão de João Dória e Rodrigo Garcia passaram a existir.

O assunto chegou até mesmo ao Tribunal de Justiça através de uma ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade interposta pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro, que no último dia 5 teve o ‘trânsito em julgado’, determinando a inconstitucionalidade da cobrança do exercício do ano passado. As pessoas que pagaram o imposto – depois de quase 18 (dezoito) meses – estão sendo restituídas, mas sem nenhuma correção monetária, o que causa revolta no segmento.

Mas a polêmica da isenção ganhou um novo e inesperado capítulo para a isenção em 2022.

O Governo Estadual criou uma nova legislação que apesar das novas adequações, está cercada de incertezas.

De acordo com o que previa anteriormente, todos que desejam a isenção precisariam fazer um NOVO PEDIDO junto ao SIVEI/SEFAZ. Agora, diante das mudanças, não é mais necessário. De acordo com NOTA OFICIAL enviada ao Diário PcD, todos aqueles que tinham isenção em 2020 ou 2021 terão seu direito convalidado para a isenção em 2022 e 2023, já que tiveram a isenção deferida nos dois exercícios anteriores, não sendo necessária nenhuma nova ação por parte da pessoa com deficiência.

Para Claudia Alves, que acompanha o Diário PcD através do Portal de Notícias, “isso é um absurdo. Primeiro acusaram todos nós de fraude. Depois disseram que teríamos que fazer uma nova perícia, e ainda exigiram um NOVO PEDIDO. Não sabia fazer isso sozinha, por isso contratei um profissional. Paguei por isso, e acho justo, porque prestaram o serviço para mim, mas agora o governo diz que não precisa mais fazer o pedido. Todos deveríamos ter a isenção, mas o Governo agiu errado com todos nós”.

Outra situação que o Governo ainda não conseguiu definir é o caso de muitos que desejam a isenção – e que tenham adquirido ou trocado de veículos em 2022, e terão que passar por uma nova perícia junto a credenciados do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia.

O órgão informou que ‘pretende’ iniciar os agendamentos a partir do início de novembro.

Enquanto isso, essas pessoas permanecem na incerteza, mesmo que haja um Decreto que garanta que eles estejam com os pagamentos suspensos até a realização do agendamento ou da perícia. A SEFAZ informa que esses casos devem ser questionados ao Fale Conosco.

Ao Diário PcD, muitos contribuintes informam que já acionaram o serviço, mas não recebem respostas pontuais e que a situação permanece incerta. O descontentamento do segmento com os Atendentes da SEFAZ, Fale Conosco e Ouvidoria é unânime. As pessoas não conseguem respostas pontuais e ficam com as situações pendentes e sem nenhuma definição.

O Diário PcD recebeu informações que pessoas pensam em levar essas reclamações a Defensoria Pública e até mesmo ao Ministério Público, já que o órgão não responde as demandas.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore