Grupo promove pesquisas e informação sobre Autismo

Dia do Orgulho Autista: Projeto RG-TEA promove estudos e divulgação científica de informações sobre autismo

Dia 18 de junho é o “Dia Mundial do Orgulho Autista”, uma data que surgiu de uma iniciativa da organização americana “Aspies for Freedom” e tem como objetivo combater preconceitos contra o autismo e estimular o compartilhamento de informações com bases científicas.

O que é o autismo?

De acordo com o Pós PhD em neurociências e membro da Society For Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o autismo é uma condição de neurodesenvolvimento que afeta principalmente as habilidades sociais e comunicativas.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que envolve um desenvolvimento diferente, comportamentos únicos, dificuldades na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e interesses restritos em determinados temas se manifestando em diversos graus, o que justifica o uso da palavra espectro, indicando uma vasta gama de formas do autismo”.

Os primeiros sinais de TEA podem ser notados nos primeiros meses de vida, com o diagnóstico geralmente ocorrendo entre 2 e 3 anos de idade. O TEA é mais comum em meninos do que em meninas e persiste por toda a vida”, explica Dr. Fabiano.

Como é feito o diagnóstico de autismo?

De acordo com o Dr. Fabiano o diagnóstico é apenas clínico, ainda não existindo exames específicos para detectar a condição.

O diagnóstico do TEA é realizado clinicamente, através da análise do comportamento e desenvolvimento da criança. Embora exames comuns, como sangue, pezinho e EEG, sejam importantes para investigar possíveis causas e transtornos associados ao TEA, não existem exames específicos que confirmem o diagnóstico de autismo”.

RG-TEA: Grupo ajuda a promover estudos sobre o autismo

RG-TEA é um grupo dedicado a promover estudos sobre o autismo, realizar  publicações científicas e facilitar a disseminação de informações confiáveis sobre o tema. O projeto conta com pesquisadores, pessoas com autismo e pessoas envolvidas com o tema para contribuir com estudos e vivências.

O grupo surgiu a partir da iniciativa altruísta de autistas e pessoas envolvidas com o tema.

Conheça os Membros Pesquisadores do grupo RG-TEA

– Dr. Fabiano de Abreu Agrela: Pós-doutorado em Neurociências com especialização em Genômica. Seu trabalho é intensificado pela experiência pessoal como padrasto de um autista, proporcionando uma visão única sobre as interações genéticas e neurobiológicas do autismo;

– Dr. Flávio Henrique S. Nascimento: Médico psiquiatra com pesquisas sobre espectro autista;

– Dr. Daniel Silveira: Médico urologista, traz para o projeto sua perspectiva única como profissional de saúde e indivíduo autista;

– Dra. Lorrana Gomes: Advogada e mãe de um filho autista, dedicando-se à defesa dos direitos e à melhoria de vida das pessoas no espectro autista;

– Vanessa Bulcão e Gizela Silva: Psicólogas em Portugal, especializadas em autismo;

– Dra. Natalie Banaskiwitz: Doutora em Psicologia, especializa-se em autismo;

– Dra. Leninha Wagner: PhD em Neurociências e psicóloga pesquisadora;

– Jennifer de Paula: Jornalista e especialista em marketing digital, é também mãe de um autista;

– Luiza Zappalá: Atua como auxiliar pesquisadora, sua dedicação contribui significativamente para os avanços nos estudos do grupo;

– Gildo Cariry: Advogado e padrasto de um autista, traz para o projeto uma perspectiva legal e pessoal, focando na legislação e políticas públicas para autistas;

– Giovanna Cariry: Influencer autista que usa sua plataforma para educar e sensibilizar o público sobre o autismo;

– Hitty-ko Kamimura: Com formação em Farmácia e Biotecnologia, analisa relatórios genéticos que ajudam a identificar predisposições ao autismo;

– Marcos Souza e Rodrigo Lampugnani: Jornalistas e pais de autistas, dedicam-se a cobrir e divulgar temas relacionados ao autismo;

– Carol Rivello: Dona do canal “Nossa Vida com Alice” e produtora de conteúdo infantil inclusivo;

– Isabella Teixeira: Autista nível 2 de suporte. CID 11: 6A02.2, sem deficiência intelectual mas com comprometimento de fala. Auxiliar de pesquisa do CPAH.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore