Guilherme Queiroga e William Coelho, do Sesc, representam o Rio no Argentina Open de Judô Inclusivo

Guilherme Queiroga e William Coelho, do Sesc, representam o Rio no Argentina Open de Judô Inclusivo

Competição acontece no fim de semana e vai reunir em Buenos Aires expoentes da modalidade na América Latina.

O Brasil terá 25 atletas competindo no Argentina Open de Judô Inclusivo, que acontece de 22 a 24 de agosto, em Buenos Aires.

Dois deles são do Rio de Janeiro e apoiados pelo Sesc: Guilherme Queiroga (25 anos) e William Coelho (22 anos). Ambos são atletas com síndrome de Down, faixas pretas em judô e acumulam trajetória de destaque na modalidade.

“São atletas com nível técnico muito alto, que participam de competições nacionais todos os anos, rodam o Brasil todo competindo e já representaram o Brasil em outras competições internacionais conquistando medalhas e têm bastante experiência, sem contar que são os atuais campeões do Circuito Brasil de Judô Inclusivo”, explica Felipe Vasconcelos, vice-presidente da Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI), que integrará a delegação juntamente com o técnico Rodrigo Mulatinho.

Com chancela da Confederação Sul-Americana e da Federação Argentina de Judô, o torneio reunirá delegações de diversos países da América Latina. Do Brasil, além do Rio de Janeiro, participarão atletas de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal.

“O esporte inclusivo é uma poderosa ferramenta de transformação. Ao apoiar a participação desses atletas em uma competição internacional, o Sesc RJ derruba barreiras, abre caminhos e garante que pessoas com deficiência tenham o mesmo acesso a oportunidades de desenvolvimento, de conquistas e de protagonismo. Isso é inclusão de verdade”, observa o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Mais do que uma competição, o Argentina Open será um espaço de convivência e valorização do esporte inclusivo, reunindo atletas de diferentes idades, condições e países. O apoio do Sesc RJ reforça o compromisso em ampliar o acesso a vivências esportivas de alto nível, fortalecendo a autonomia e o protagonismo de pessoas com deficiência.

O Argentina Open de Judô Inclusivo é organizado pela Federação Argentina de Esportes para Atletas com Síndrome de Down (FADASD), em parceria com entidades de judô inclusivo da América Latina e Caribe, como a ABJI.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore