Organizado pela USP e pelo Instituto Alana, o Hackathon IA na educação inclusiva está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto para estudantes da USP e interessados pelo tema
A USP e o Instituto Alana estão promovendo, pela primeira vez, a Hackathon IA na Educação Inclusiva, uma competição que deverá unir estudantes, educadores, pessoas com deficiência, especialistas em tecnologia para utilizar a inteligência artificial com o objetivo de desenvolver soluções práticas para desafios concretos enfrentados por estudantes com deficiência intelectual.
Ao todo são oferecidas 100 vagas, sendo 55 destinadas aos estudantes de graduação de todas as Unidades da USP e 45 destinadas a qualquer pessoa interessada pelo assunto, pessoas com deficiência intelectual e especialistas em inteligência artificial e educação inclusiva.
“A USP possui um compromisso com a garantia da plena participação das pessoas com deficiência na comunidade universitária em igualdade de condições. Iniciativas formativas como este Hackathon, que estimulam a inovação em prol da criação de estratégias para eliminar barreiras e promover condições equitativas para pessoas com deficiência, são essenciais”, ressaltou a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lanna.
Para o CEO da Alana Foundation, Pedro Hartung, “esta hackathon é uma grande oportunidade para colocar as pessoas com deficiência intelectual no centro do desenvolvimento de soluções que impactam diretamente suas vidas. Queremos que os participantes compreendam profundamente os desafios da inclusão e a importância dos direitos das pessoas com deficiência. Quando falamos de inteligência artificial na educação inclusiva, precisamos garantir que a tecnologia seja desenvolvida junto com as pessoas com deficiência, não apenas para elas”.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de agosto. Os estudantes da USP podem fazer a inscrição diretamente pelo sistema Júpiter, na área de Atividades Curriculares Extensionistas (AEX); já as inscrições para participantes externos devem ser feitas pelo site.
Os estudantes da USP ainda terão a vantagem de ganhar créditos já que a jornada Hackathon está cadastrada como uma Atividade de Extensão Curricular (AEX).
Como explica o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado, “o hackathon propiciará a nossos estudantes de graduação uma oportunidade única de desenvolver habilidades práticas, interagindo em um ambiente de trabalho colaborativo e interdisciplinar, na busca de soluções para os desafios contemporâneos da educação inclusiva”.
A Hackathon IA na Educação Inclusiva tem o apoio da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), do Instituto Rodrigo Mendes e da Unicef.
Hackathon IA na Educação Inclusiva
A Hackathon IA na Educação Inclusiva será realizada de setembro a outubro de 2025, com atividades on-line e três encontros presenciais, aos sábados. Os eixos temáticos são: inclusão de pessoas com deficiência; design e rompimento de barreiras; tecnologia e inteligência artificial com propósito; ações que já estão funcionando; e hackathons.
A programação é estruturada em três etapas progressivas. A primeira etapa é composta por atividades de formação on-line e um encontro presencial que será realizado no dia 13 de setembro, na Cidade Universitária. Nesse encontro, os participantes poderão conversar com especialistas e com pessoas com deficiência intelectual, além de participar de dinâmicas de integração para definir os desafios a serem abordados pela hackathon.
A segunda etapa começa com um encontro presencial, no dia 20 de setembro, em que os participantes formarão equipes em torno de um desafio. As equipes trabalharão de setembro a outubro no desenvolvimento de uma solução para o desafio escolhido.
A última etapa da hackathon é presencial e acontecerá no dia 25 de outubro. Os grupos apresentarão os projetos que serão avaliados em três níveis: autoavaliação, avaliação entre grupos e avaliação da banca multidisciplinar, que selecionará as melhores soluções. Todos os participantes receberão um certificado de participação.
Todas as atividades presenciais serão realizadas no prédio do InovaUSP, localizado na Cidade Universitária, na capital paulista.
Parceria
O Instituto Alana é uma organização de impacto socioambiental que, desde 1994, atua para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, crianças negras, periféricas, indígenas, incluindo jovens e adultos com deficiência. Todas as suas ações incluem apoio jurídico para formulação, além de implementar políticas públicas, comunicação de excelência sobre os temas que atingem as múltiplas infâncias brasileiras e mobilização nacional e internacional. Sempre organizada de forma a alcançar impactos sistêmicos.
No ano passado, o Instituto Alana e a USP – por meio das pró-reitorias de Graduação, de Inclusão e Pertencimento e de Pesquisa e Inovação – assinaram um protocolo de intenções que determina ações conjuntas para desenvolver pesquisas sobre a jornada e o acesso de pessoas com deficiência intelectual ao ensino superior, além de propor atividades e ações de inovação voltadas à inclusão de estudantes com deficiência intelectual na USP.
Sobre o Alana
O Alana é um ecossistema de impacto socioambiental que trabalha para transformar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Brasil e no mundo. Atua em múltiplas frentes — educação, ciência, entretenimento e advocacy — para garantir os direitos das crianças e influenciar políticas públicas e culturais que afetam suas vidas no presente e no futuro. Formado pelo Instituto Alana, pela Alana Foundation e pela Maria Farinha Filmes, o ecossistema desenvolve iniciativas que vão da produção de conhecimento científico à criação de campanhas e conteúdos culturais, passando por articulação política e ações na justiça. Todas as suas organizações atuam de forma interligada e convergente, com foco na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva para as infâncias e as adolescências.