Homenagem a Izabel Maior, Anahí de Mello e Parada PcD no Rio de Janeiro tem novo local

A decisão foi da diretoria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro que homenageará Izabel Maior e Anahí de Mello com Medalha Pedro Ernesto

Nesta terça-feira, 3, por convocação do Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e iniciativa da Vereadora Luciana Novaes o legislativo estará reunido para homenagear às doutoras Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior e Anahí Guedes de Mello, com a medalha de mérito Pedro Ernesto, pela jornada de luta das homenageadas pelo direito à diversidade e combate ao capacitismo. Também haverá a entrega de Moções de Louvor e Reconhecimento aos integrantes da Parada PcD.

A condecoração é uma homenagem que o município do Rio de Janeiro presta às pessoas e instituições que mais se destacam na sociedade brasileira ou internacional. A medalha foi criada através da Resolução nº 40, em 20 de outubro de 1980. A honraria recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, e por isso, sua figura é estampada nas Medalhas. A Medalha é a mais alta condecoração concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

HOMENAGEADAS

Izabel Maria Loureiro Maior é professora de medicina na UFRJ, foi a primeira pessoa com deficiência a comandar a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e é liderança há mais de trinta anos do Movimento das Pessoas com Deficiência

Anahí Guedes de Mello é uma antropóloga, pesquisadora e ativista brasileira. É uma das figuras brasileiras mais notáveis dos estudos da deficiência no Brasil.

Serviço:

3 de dezembro – 10 horas

Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Novo do evento para a rua Pedro Lessa, 35, 2o. Andar, Sindicato dos Professores, as 10h.

Reconhecimentos merecidos

OPINIÃO

  • Por Marta Almeida Gil

Dentre as comemorações do 3 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, destaco a merecida homenagem para as doutoras Izabel Maior e Anahí Guedes de Mello: são de gerações distintas, com trajetórias profissionais diferentes e ambas contribuíram para a valorização do segmento das pessoas com deficiência.

Izabel é Médica Fisiatra e Professora Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, aposentada. Mestre em Medicina Física e Reabilitação pela UFRJ (1987) e especialista em Bioética pela Universidade de Brasília (2007). Foi a primeira pessoa com deficiência no cargo de coordenadora geral e de secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e atuou como conselheira do CONADE, órgãos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de 2002 a 2010.

Atualmente integra o Comitê dos Direitos das Pessoas com Deficiência do CNJ e, desde 1995, é titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação.

Anahí Guedes de Mello é doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora e figura de destaque nos estudos da deficiência no Brasil, abordando temas como modelo social da deficiência no Brasil; gênero, sexualidades e deficiência; deficiência e políticas públicas; violências contra mulheres com deficiência; capacitismo; teoria crip; surdez e acesso à comunicação; acessibilidade cultural.

Parabéns à Izabel, Anahí, aos demais agraciados com Moções de Louvor e Reconhecimento pela Parada PCD, demais pessoas que lutam pela Diversidade e contra o Capacitismo, à Vereadora Luciana Novaes e à Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

* Marta Gil é Socióloga, Fundadora e Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas; consultora para empresas e órgãos públicos, palestrante em eventos nacionais e internacionais, produtora de conteúdo.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore