Hospital Santa Catarina conquista “Selo Amigo da Pessoa com TEA” em SP

Hospital Santa Catarina conquista “Selo Amigo da Pessoa com TEA” em SP

Gestão de Saúde e Bem Estar do hospital implementou os programas “TEA Apoia” e o “TEA Apoia Liderança”, voltados para a diversidade e o acolhimento de pessoas com espectro autista

A Alper Seguros celebra a conquista do prestigiado “Selo Amigo da Pessoa com TEA” pelo Hospital Santa Catarina, da Rede Santa Catarina. Lançado em setembro deste ano, o prêmio concedido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo destaca as instituições, organizações e iniciativas que promovem acolhimento, respeito, inclusão e práticas estruturadas de suporte a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 

A conquista é um reconhecimento direto do impacto da parceria entre Alper Seguros e Rede Santa Catarina, por meio do Hospital Santa Catarina, na cocriação de um ambiente de trabalho mais inclusivo por meio dos programas “TEA Apoia” e o “TEA Apoia Liderança”.
 

O “TEA Apoia” é um programa da Alper Seguros onde os colaboradores podem se inscrever para participar de rodas de conversa durante seis meses, sendo encontros voltados aos colaboradores e familiares. Nesses momentos, eles têm a oportunidade de tirar dúvidas, compartilhar experiências e desabafar em um espaço seguro e acolhedor. A iniciativa é especialmente relevante para pais e mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista, que encontram no grupo um ambiente de apoio mútuo e troca de vivências.
 

Já o “TEA Apoia Liderança” surgiu da necessidade identificada pela própria rede de capacitar as lideranças sobre como lidar com colaboradores com Transtorno do Espectro Autista, garantindo que eles se sintam acolhidos e compreendidos no ambiente de trabalho. Com o apoio de uma psicóloga da Alper, os líderes participaram de encontros temáticos, rodas de conversa e apresentações com conteúdos voltados a elucidar como apoiar, comunicar e interagir de forma adequada com pessoas com TEA. A iniciativa também ofereceu acompanhamento contínuo e um espaço seguro de troca para líderes e colaboradores, fortalecendo uma cultura mais inclusiva e preparada.
 

No programa, as pessoas são acolhidas de forma individualizada, recebendo orientação qualificada sobre a rede credenciada da operadora, esclarecimentos sobre regras de coparticipação e, quando necessário, encaminhamento para a assistência social para avaliação de vulnerabilidade.
 

“O Selo Amigo da Pessoa com TEA é um reconhecimento do esforço conjunto para construir ambientes mais acolhedores e informados. Iniciativas como o ‘TEA Apoia’ mostram como a capacitação e o apoio contínuo podem fortalecer uma rede real de suporte dentro das empresas”, comenta Renata Corigliano, Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida da Rede Santa Catarina. “É sobre garantir que cada pessoa com TEA se sinta verdadeiramente acolhida”, acrescentou.
 

“Este reconhecimento oficial é fruto de boas práticas validadas pelo Estado e reforça que a inclusão não é uma ação pontual, mas sim um pilar de nossa cultura organizacional”, afirma Cláudio Tafla, superintendente de Gestão de Saúde e Risco da Alper Seguros. “Para a Alper, desenvolver e implementar programas efetivos como o ‘TEA Apoia’ é parte do nosso compromisso contínuo em construir um ambiente de apoio e pertencimento, estendendo nossa expertise para causas de impacto social relevante”, complementa Cláudio.
 

A cerimônia de premiação, que validou as iniciativas da Alper Seguros com a Rede Santa Catarina, ocorreu em dezembro, no Centro TEA Paulista, na cidade de São Paulo. Com a finalização dos encontros do “TEA Apoia” em novembro, já existe a previsão de uma nova turma para o próximo ano, mantendo o formato virtual e online para garantir a acessibilidade e o alcance do programa.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore