IJC alerta sobre o autismo e a dificuldade para comer

Fato: a maioria das crianças diagnosticadas com autismo apresentam problemas para comer – seletividade, rigidez comportamental (querer sempre o mesmo prato, da mesma forma) e até dificuldades motoras.
 

Consequências: comprometimento da saúde e do desenvolvimento, necessidade de suplementos.
 

Motivo: crianças que estão dentro do espectro autista podem ter hiper ou hiposensibilidade a estímulos sensoriais externos; comer é um ato multissensorial que envolve cheiro, cor, textura, temperatura e gosto. Tudo isso pode ser muito ou pouco estimulante para o autista.
 

Alimentos mais/menos aceitos: opções difíceis de mastigar, com gosto, cheiro, cor ou textura mais acentuados são mais rejeitados do que papinhas e vitaminas. Porém, as escolhas são muito particulares de cada criança.
 

Tratamentos: para amenizar o problema, é preciso envolver uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo. A abordagem integrada desde a avaliação até a intervenção garante mais sucesso no tratamento. Apoio da família e constância também são fundamentais.

O Centro Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR) do Instituto Jô Clemente, referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência Transtorno do Espectro Autista (TEA) oferece atendimento pelo SUS, rede particular e convênios, disponibilizando consultas, terapias e avaliações destinadas a crianças e adultos com suspeita ou diagnóstico confirmado de TEA. Após uma avaliação neuropsicológica, são feitas avaliações das funções cognitivas, psicológicas e fonoaudiólogas pata se conhecer os padrões de alterações alimentares.


Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.
 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore