Inclusão da Diversidade é tema de fórum

O Fórum Inclusão da Diversidade, um dos principais eventos promovidos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo (ABRH-SP), retoma o formato presencial após duas versões digitais. Realizado com o apoio da ABRH-SP Regional Campinas, o evento marcado para o dia 19 de outubro, no Teatro do Estudante Iguatemi, vai debater as ações de inclusão da diversidade que vêm transformando as relações de trabalho nas empresas e a sociedade na última década. Em sua 10ª edição, o fórum organiza talks, rodas de conversa e apresentações de cases em torno do tema “O mundo está ficando chato justo – Uma década de mudanças. É só o começo.”

“O fato de chegarmos à décima edição do Fórum demonstra o pioneirismo da associação no engajamento de um tema e na consistência do debate para a ampliação da diversidade e a inclusão nas organizações e na sociedade”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

Em 2012, quando foi realizado pela primeira vez, o evento tinha outro nome: Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas. Idealizadora do Fórum, a educadora Luiza de Paula destaca que já na edição inaugural as discussões evidenciavam não a deficiência, mas os potenciais produtivos e criativos e as capacidades sustentáveis para fortalecer a cultura de inclusão. “Embora fizéssemos uma clara alusão ao artigo 93 da Lei nº 8.213/1991, popularizada como ‘Lei de Cotas’, nossas propostas foram além do cumprimento legislativo para contemplar uma realidade mais justa, com oportunidades para todos, independentemente das características e condições das pessoas”, explica.

Edição após edição, o evento agregou à condição da pessoa com deficiência outros indicadores sociais que passaram a nortear novas propostas. Assim, em um ambiente mais amplo de debates, o evento passou a se chamar Fórum Inclusão da Diversidade.

“Há menos de dez anos, além de pessoas com deficiência, não teríamos a possibilidade de ter no Fórum grupos de pessoas trans, negras, com mais idade, entre outros”, observa Samanta Lopes, cocriadora do Fórum na Coordenação de Talentos. Hoje, ressalta a mestra em Diversidade e Inclusão, a realidade da diversidade caracteriza este evento, reconhecido pela pluralidade de ideias e propostas. “O Fórum é diferenciado também por trazer pessoas que realizam trabalhos incríveis de inclusão, mas que não têm tanto destaque na mídia”, completa.

Roberta Nunes Barbosa, gerente de Regionais da ABRH-SP, reconhece que participar da realização do Fórum é uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional. “É um privilégio poder sensibilizar pessoas e organizações em prol da inclusão da diversidade. Tenho a certeza que o evento vem contribuindo com muitas mudanças positivas”, afirma.

O diretor Luiz Drouet reforça a intenção da ABRH-SP em realizar anualmente o Fórum Inclusão da Diversidade. “A perspectiva é de que o evento aconteça todos os anos, até que esta temática seja superada. Nossos esforços convergem para o momento de termos uma sociedade mais justa e com oportunidades equitativas”, conclui.

SERVIÇO

10º Fórum Inclusão da Diversidade

Data: 19 de outubro, das 9h às 18h

Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi

            Shopping Iguatemi Campinas

           Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina – Campinas (SP)

Informações e inscrições: abrhsp.org.br

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore