Inclusão e Criatividade: como funciona o processo de criação no Curso de Cinema para Surdos

Cineasta Ricardo Cioni Garcia atualmente orienta 80 jovens surdos no curso de cinema

O cinema é uma poderosa ferramenta de expressão, e no Curso de Cinema para Surdos, coordenado por Ricardo Cioni Garcia, os alunos têm a oportunidade de explorar todo o processo criativo – desde a concepção da ideia até a produção de um curta-metragem. A iniciativa não apenas ensina os aspectos técnicos da sétima arte, mas também valoriza a representatividade e a acessibilidade dentro do audiovisual.

“Nosso objetivo com o curso é mostrar que o cinema pode – e deve – ser acessível. Aqui, os alunos não são apenas espectadores da linguagem audiovisual: eles são protagonistas, diretores, roteiristas. Eles pensam a história, criam os personagens, planejam as cenas e assumem as funções técnicas em set. É uma imersão completa no processo criativo, com autonomia, sensibilidade e colaboração em cada etapa. É emocionante ver como cada turma transforma suas vivências em narrativas potentes”, afirma Ricardo Cioni Garcia, coordenador do projeto.

 Passo a passo da criação cinematográfica

🔹 Aula de Roteiro – O primeiro passo do curso é entender quem é o personagem, qual o seu objetivo e quais desafios ele enfrenta. Esse processo é fundamental para estruturar uma narrativa envolvente e significativa.

🔹 Sessão de Brainstorming – Em grupo, alunos e professor trocam ideias sobre cada estágio da história. Um dos alunos fica responsável por organizar todas as sugestões, garantindo que a narrativa tenha coerência e impacto. (Foto do brainstorming em anexo)

🔹 Definição das Funções – Cada aluno assume um papel essencial no set: diretores, atores, roteiristas, diretores de fotografia, figurinistas e produtores. Essa divisão reflete a dinâmica profissional do cinema e permite que todos experimentem diferentes áreas da produção audiovisual.

🔹 Planejamento Criativo – Baseados nas aulas teóricas, os diretores produzem o storyboard, enquanto os atores ensaiam suas cenas.

🔹 Roteiro Profissional e Plano de Filmagem – O roteiro passa por uma formatação profissional e a “ordem do dia” é definido para otimizar as gravações.

🔹 Ação! – Com equipamentos de cinema, os alunos dirigem e atuam, colocando em prática todo o conhecimento adquirido. Os surdos assumem a direção e coordenam o set de filmagem, demonstrando que a comunicação visual e a língua de sinais são ferramentas poderosas dentro do audiovisual.

Insta: @surdosfazemcinema

CRÉDITO/IMAGEM: Estudantes fazem filmagens utilizando câmera filmadora – Créditos: Nelson Kao

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore