Inclusão e diversidade são temas da coleção de retratos do artista plástico Roberto Camasmie 

Roberto Camasmie, artista plástico paulistano, resgata trabalhos criados para destacar a importância da inclusão em seus variados aspectos. Trata-se de três telas nas quais pintou a atriz Isabel Fillardis, mãe de um rapaz que possui Síndrome de West(doença que se caracteriza por crises convulsivas); Dorina Nowill, educadora e ativista que possuía deficiência visual, e a atriz, influencer e youtuber Samantha Quadrado que tem Síndrome de Down. 

É importante destacar que o retrato da atriz Isabel Fillardis faz alusão ao Dia da Consciência Negra. Para o artista “este retratado reúne vários símbolos e mostra que na luta pela inclusão todos os grupos minorizados estão do mesmo lado”. 

Cada uma delas foi retratada por Camasmie de forma única e exclusiva e, segundo o artista, um dos mais conceituados retratistas do Brasil, sua intenção foi mostrar que a inclusão social é uma ‘tarefa’ de todos. “Acredito que todos nós podemos trabalhar pela inclusão seja qual for a nossa profissão. Como sou artista, quis pintar estas três mulheres distintas para expressar o quanto cada uma delas, à sua maneira, tem lutado para tornar nossa sociedade mais inclusiva. No caso de Dorina Nowill, seu trabalho merece todas as homenagens”, ressaltou. 

Reconhecido também no exterior, Roberto Camasmie* se tornou célebre por retratar desde celebridades de épocas diversas como cantoras, atrizes, jogadores de futebol; até empresários e políticos dos mais variados segmentos.

Notório também por dizer que a arte deve ser acessível, o artista facilita a visualização de suas obras que ficam expostas, diariamente, em uma vitrine de sua galeria que se situa na esquina da Alameda Lorena com a Rua Bela Cintra, no bairro Cerqueira César, em São Paulo.

Quem é Roberto Camasmie

Descendente de família sírio-libanesa, o artista paulistano possui 50 anos de carreira e é um dos mais renomados artistas plásticos brasileiros. As atrizes Catherine Deneuvee Sophia Loren; a princesa Diana e a socialite Jaqueline Onassis, são apenas algumas das famosas já retratadas pelo artista que costuma dizer o seguinte: “A arte não se entende, arte se gosta ou não. Essa história de parar na frente de um quadro e dizer que não entende nada de arte, é burrice. Ou você gosta ou não da obra.”

Serviço:

Local: Galeria Roberto Camasmie

Endereço: Rua Bela Cintra, 1992 – Cerqueira César- São Paulo (capital)

Para acompanhar todos os trabalhos artísticos de Roberto Camasmie, inclusive os quadros citados neste release, acesse o Instagram https://www.instagram.com/robertocamasmie /

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore