Inclusão no mercado de trabalho é objetivo de parceria entre no interior de SP

O Mercado Livre e a Prefeitura de Jundiaí, interior de SP, lançaram uma ação conjunta para fomentar a inclusão social e laboral de Pessoas com Deficiência (PCDs) e profissionais com mais de 40 anos.

O “Redes para o Futuro” tem por objetivo reinserir esses profissionais no mercado de trabalho por meio de um programa de capacitação com duração de 200 horas. Os participantes serão contratados pelo Mercado Livre já a partir do primeiro dia de formação, com alocação garantida em suas respectivas funções ao término do curso. A previsão de início das atividades é para 2 de outubro de 2023.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (PNAD) 2022, o índice de participação de PCDs no mercado de trabalho foi de apenas 29,2% em comparação com 66,4% entre as pessoas sem deficiência. Essa desigualdade também é registrada entre a parcela que possui ensino superior, sendo que a taxa de participação no mercado de trabalho para esse grupo ficou em 54,7% para as pessoas com deficiência contra 84,2% entre as sem deficiência.

“A parceria de nossa gestão com o setor privado, por meio do Mercado Livre, tem por objetivo alavancar o desenvolvimento da população a partir da geração de emprego e do investimento nesta parcela mais vulnerável de nossos munícipes”, explica o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Para o defensor público André Naves, especialista em Direitos Humanos, Seguridade Social e Inclusão Social, esse tipo de parceria é fundamental. “Esse projeto foca, antes do início do trabalho, em um programa de capacitação que desenvolve habilidades socioemocionais e outras necessárias para o desempenho em logística, visando concretizar a dignidade e a emancipação das pessoas por meio da educação, do emprego e da renda”.

A seleção dos candidatos já está em andamento, com base em cadastros previamente realizados no “Jundiaí Empreendedora” e em colaboração com a equipe da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). O curso será ministrado de forma presencial em Cajamar, com atividades de segunda a sexta-feira e suporte adicional através da plataforma EaD aos sábados.

“Parcerias como essa têm a capacidade de transformar vidas e exemplificam o que nós queremos que Jundiaí mostre para as demais regiões do país. Que é possível, sim, a criação de projetos sociais que auxiliem no desenvolvimento econômico ao mesmo tempo que tornam a cidade mais justa para todos”, afirma o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore