Inclusão que Transforma: Como marcas ajudam a quebrar estereótipos no Brasil

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, conheça os projetos que estão mudando percepções e promovendo a acessibilidade no Brasil

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, é um convite global para refletir sobre os avanços, desafios e caminhos para a inclusão. No Brasil, onde mais de 17 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, iniciativas que promovem a cidadania, combatem o capacitismo e fortalecem o protagonismo desse público são essenciais. Neste contexto, a agência XGUIDES tem se destacado por seu trabalho inovador ao lado do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), criando pontes entre cultura, cidadania e negócios.

Primeiro Momento: Rebranding e a Criação da Marca Brasil Paralímpico

A XGUIDES foi responsável pelo projeto de rebranding do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que já era um exemplo de representatividade. O objetivo foi reposicionar o CPB como a maior referência em promoção e incentivo ao esporte paralímpico, indo além da competição para fomentar o desenvolvimento humano e social.

Como parte dessa transformação, foi criada a marca Brasil Paralímpico, um conceito de lifestyle que promove a inclusão por meio de produtos e experiências voltadas para campanhas anticapacitistas. A ideia é ampliar o impacto do movimento paralímpico, oferecendo itens e iniciativas que conectem o público à causa da diversidade de forma significativa e acessível. “O objetivo foi posicionar o CPB como a grande autoridade da inclusão social no Brasil de deficiência física e intelectual aproveitando a legitimidade que ele, como instituição possui. Criamos uma estratégia para que tudo fosse refletido nas ilustrações, na identidade visual e identidade verbal trazendo  mais conexão com o público “, explica Daniel Godoy, CEO da XGUIDES.

Segundo Momento: O Summit de Licenciamento e o Projeto #TamoJunto Looney Tunes

No segundo momento, a XGUIDES impulsionou um Summit das marcas licenciadas do ecossistema da Warner Bros., que culminou no lançamento do projeto #TamoJunto Looney Tunes. Essa iniciativa inovadora, detalhada no site tamojuntolooneytunes.com.br, conecta a cultura pop ao universo paralímpico.

A parceria entre o CPB, Warner Bros. e Looney Tunes deu origem a produtos acessíveis e iniciativas educativas que celebram a diversidade e promovem a inclusão. Daniel, explica:

“Queríamos criar algo que tocasse a vida das pessoas. Usar personagens como os Looney Tunes para promover inclusão é transformar a cultura pop em uma ferramenta de impacto social, quebrando o capacitismo com mensagens acessíveis e divertidas.”

Roupas, brinquedos e itens escolares personalizados com os personagens dos Looney Tunes foram desenvolvidos para atender necessidades específicas e mudar percepções sobre a deficiência. Esses produtos, além de serem funcionais, se tornaram símbolos culturais que mostram que acessibilidade deve ser uma parte essencial do cotidiano de todos.

Terceiro Momento: Social Edutainment e o Desenho Paramigos Imparáveis

O terceiro momento dessa jornada é o conceito de social edutainment: representatividade com inclusão por meio do entretenimento educativo. Um exemplo marcante é o lançamento do desenho Paramigos Imparáveis, que explora de forma leve e divertida a importância da inclusão.

Outro destaque é o trabalho com a artista MC Divertida, uma adolescente com nanismo que usa a música e o humor para desafiar estereótipos. Com mais de 15 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, Maria Clara inspira jovens ao promover a aceitação das diferenças. A XGUIDES posicionou a estratégia de negócios da MC Divertida, criou toda a marca,, universo narrativo, identidade visual, Style Guide para produtos, Packaging Guides para embalagens e toda a estratégia de comunicação Digital, as ilustrações e a boneca dela que levam representatividade para o cotidiano de crianças e suas famílias.

Godoy reforça:

“Com iniciativas como o desenho Paramigos Imparáveis e os produtos da MC Divertida, estamos mostrando que a inclusão pode ser divertida e educativa. Esses projetos transformam a maneira como as diferenças são vistas e vividas, criando uma sociedade mais acolhedora e igualitária.”

Celebrando a Diversidade

Segundo o IBGE, pessoas com deficiência enfrentam barreiras significativas em setores como educação, mercado de trabalho e lazer. Projetos como os liderados pela XGUIDES são exemplos de como o setor privado pode atuar como um agente de transformação social, promovendo acessibilidade, combatendo preconceitos e ampliando narrativas inclusivas.

Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a mensagem é clara: celebrar conquistas e reafirmar o compromisso com a diversidade como a maior riqueza de uma sociedade.

“Produtos com propósito, acessibilidade e narrativas transformadoras são capazes de impactar milhões de vidas, fortalecendo o movimento pela igualdade de direitos. Em um momento em que a luta contra o capacitismo ganha força, projetos como esses ajudam a construir uma sociedade mais igualitária, onde cada pessoa tem espaço para ser ouvida, vista e respeitada. Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrar essas conquistas é reafirmar que a diversidade é a maior riqueza que uma sociedade pode ter”, finaliza Godoy. 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore