Empresário à frente da Isflocos Studios, o ‘creator’ surdo segue se destacando na cena após mobilizar o ‘1º Encontro Cultural da Euforie-se’ e a 4ª festa homônima, que atraiu a comunidade sul-americana e europeia para a capital paulista.
O estado de São Paulo (SP) viveu dias intensos de protagonismo da ‘cultura surda’. Somente no mês de outubro, a capital recebeu cerca de 600 pessoas pelo ‘1º Encontro Cultural Euforie-se’ e mais de mil participantes na ‘4ª edição da festa homônima’, ocupando espaços como o Museu das Favelas e o Carioca Club.
Trazendo o protagonismo surdo, o influencer Gabriel Isaac, 28, está por trás das transformações na capital paulista. Ele, que soma quase 200 mil seguidores nas redes, nos perfis oficiais do Instagram, X (ex-Twitter) e Youtube, têm transformado o conceito de ‘acessibilidade’ no Brasil.
Imerso em um contexto de 10 milhões de pessoas surdas no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o influenciador passou à questionar as barreiras locais, como as dificuldades do povo surdo em aproveitar simples espaços de festas.
“Durante muito tempo, a participação de pessoas surdas foi limitada no Carnaval, micareta… como se nós, surdos, nunca pudéssemos aproveitar essas festas. Eu sou brasileiro, tenho CPF, e mesmo assim não consigo participar plenamente dessa cultura”, explica.
Foi a partir dessa inquietação que Gabriel decidiu unir acessibilidade, cultura e representatividade surda em uma série de iniciativas. Assinando o ‘1º Encontro Cultural da Euforie-se’ e a 4ª festa homônima em 2025; o que o influenciador enxergava como “acessibilidade” passou à ter outro significado, construído ao longo dos anos.
“As pessoas acham que basta colocar um intérprete e está tudo resolvido. Mas não é só isso. É fundamental pensar em como a comunicação é construída e representada, garantindo que pessoas surdas se sintam realmente incluídas. A acessibilidade precisa estar presente desde a divulgação, linguagem visual e textual, atendimento, representatividade até a experiência no evento. Tudo isso contribui para uma comunicação mais adequada e respeitosa com o público surdo”, comenta.
Agente de transformações em plena capital paulista, Gabriel Isaac, conhecido artisticamente como Isflocos, colocou o povo surdo no centro das experiências da Festa Euforie-se. O que começou timidamente com 150 participantes (2022) subiu para mais de mil espectadores neste ano, com ingressos esgotados em menos de 48 horas.
De lá pra cá, Isaac já impactou 2 mil brasileiros e estrangeiros, trazendo participantes da Argentina, Uruguai, Colômbia, Portugal e Bolívia para somar à festa multicultural. E tudo personalizado. A experiência traz abadás ilustrados, pulseiras que acendem no ritmo da música, aromas exclusivos, e artistas surdos como DJs, performers, passistas, duplas surdo-ouvintes e intérpretes.
Outro destaque foi o patrocínio oficial da TIM, que apresentou a nova funcionalidade TIM Vibe – disponível via app Meu TIM – permitindo às pessoas surdas sentirem a música por meio de vibrações táteis no celular. “A Euforie-se é uma festa, sim, mas com muito significado, representatividade, protagonismo e reconhecimento. Estamos muito felizes com o reconhecimento de grandes marcas que estão chegando com a gente”, revela.
Não satisfeito em limitar às experiências a um evento exclusivo, a ‘Euforie-se’ ganhou uma nova roupagem através do 1º Encontro Cultural. Estimulando o intercâmbio artístico e social da cultura surda ao público ouvinte, o influencer trouxe uma experiência imersiva à grande São Paulo – trazendo literatura; saraus; performances artísticas de DJ; mímico; coletivo de poetas surdos; além do lançamento do livreto ‘Folclore Brasileiro Surdo’, todas pautadas no povo surdo.
“Precisamos pensar a comunicação de forma eficaz, trazendo pessoas surdas para o centro da construção, e não apenas intérpretes. É daí que vem a urgência e o significado por trás dessas experiências. E há um público ansioso por essas iniciativas. Tanto é que a ‘Euforie-se’, no ano que vem, se prepara para a comemoração de seus cinco anos, com novos projetos e surpresas em fase de avaliação”, elucida.
Olhando para sua trajetória, Isaac – que é influenciador, empresário e criador do Euforie-se – se orgulha do espaço conquistado, mas deseja alçar voos ainda maiores, ampliando a presença surda em espaços culturais, educacionais e institucionais. O influenciador anseia por consolidar a atuação da ‘Euforie-se’ em toda a América Latina, ressignificando o ‘Deaf Power’ (poder surdo) em todos os setores da sociedade.
Para isso, Isaac já antecipa os planos para 2026, que incluirá duas edições marcantes do projeto. A primeira será a Folia da Euforie-se, prevista para o dia 21 de fevereiro, no Rio de Janeiro – um carnaval voltado ao protagonismo e à representatividade da comunidade surda.
Já em outubro, a cidade de São Paulo receberá a 5ª edição da Festa Euforie-se, celebrando cinco anos do movimento que vem transformando a cena cultural brasileira. “Esse projeto, revolucionário, une cultura, brasilidade e inovação. Acreditamos que investir nessas ações é investir em um futuro onde diversidade e inclusão caminham junto com emoção e propósito”, conclui.





