Inscrições abertas para Escola Paralímpica de Esportes do CPB que retorna às atividades na próxima semana

Inscrições abertas para Escola Paralímpica de Esportes do CPB que retorna às atividades na próxima semana

Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para crianças e jovens de 7 a 17 anos, retoma as atividades na próxima segunda-feira, 2. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link.

As aulas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, na zona sul de São Paulo, e os alunos são atendidos em dois dias da semana, às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. Os alunos recebem uniforme e lanche, além de poderem utilizar o transporte disponibilizado em locais estratégicos da capital paulista.

Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br

“A atividade física gera diversos benefícios para o dia a dia de nossos alunos. Percebemos que existe uma mudança, em muitos casos, radical, com relação a dependência da família. Tivemos vários casos como o do Tiaguinho [Tiago Paixão], que chegou numa cadeira de rodas, empurrada pela mãe e, depois de um mês de atividades, a confiança dele aumentou tanto que dispensou a cadeira de rodas. Hoje, ele é atleta da petra, do atletismo na nossa Escolinha”, exemplifica Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

O intuito do projeto é promover a iniciação de crianças e jovens com deficiências física, visual e intelectual em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado.

Todas as modalidades ofertadas pela Escola Paralímpica de Esportes integram o programa dos Jogos Paralímpicos, o que faz da iniciativa uma porta de entrada para a carreira esportiva. Além disso, o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida e cria oportunidades para que jovens talentos participem de campeonatos de base.

No último ano, 524 alunos frequentaram as aulas da Escolinha, como o projeto é carinhosamente conhecido. Destes, 46 representaram o Brasil no Parapan de Jovens realizado no Chile em 2025, competição que o país terminou em primeiro lugar, com 100 medalhas conquistadas.

Dentre seus ex-alunos estão também nomes de destaque do esporte paralímpico mundial, como os nadadores paulistas Alessandra Oliveira (classe SB4, comprometimento físico-motor), campeã mundial nos 100m peito, e Samuel Oliveira (classe s5, comprometimento físico-motor), medalhista de bronze dos Jogos de Paris 2024 no revezamento 4x50m livre.

Serviço
Escola Paralímpica de Esportes
Inscrições pela internet – link
Idade: 7 a 17 anos
Aulas: Segundas e quartas-feiras | Terças e quintas-feiras
Horários: 14h às 15h30 | 16h às 17h30
Local: CTPB – Rod. dos Imigrantes, km 11,5, São Paulo (SP)
Deficiências elegíveis: física, visual e intelectual

Patrocínio
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais da Escola Paralímpica de Esportes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro 

CRÉDITO/IMAGEM: Volta às aulas da Escola Paralímpica de Esportes em 2025 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore