INSS divulga passo a passo para obter o certificado de pessoa com deficiência

O pedido do certificado é feito totalmente online, sem necessidade de comparecer ao INSS

No Brasil, o reconhecimento formal de uma pessoa com deficiência é fundamental para garantir o acesso a uma série de direitos e benefícios.

Para emitir o certificado de pessoa com deficiência junto ao INSS, é necessário já ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência ou de aposentadoria da pessoa com deficiência. Além disso, pessoas que tiveram a deficiência reconhecida na última avaliação conjunta concluída, realizada há no máximo dois anos, podem obter o certificado mesmo que o benefício tenha sido negado.

O pedido do certificado é feito totalmente online, sem necessidade de comparecer ao INSS. Para solicitar, basta acessar o Meu INSS, pelo aplicativo ou site, informar CPF e senha, clicar em “Do que você precisa?” e digitar “certificado da pessoa”, selecionando o serviço desejado.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Reconhecimento da deficiência

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), uma pessoa é considerada com deficiência quando apresenta uma limitação física, mental, intelectual ou sensorial que dificulte sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Isso inclui tanto deficiências permanentes quanto temporárias.

Qualquer pessoa que tenha uma condição de saúde que se enquadre nesses critérios pode solicitar o reconhecimento de sua deficiência, o que garante o acesso a direitos previstos em lei, como benefícios previdenciários, isenções fiscais e inclusão em cotas de emprego.

Fonte: Secom/TO – /www.gov.br

Redes sociais do INSS:

Tags

Compartilhe esta notícia:

Respostas de 6

  1. Ridículo isso:
    “Para emitir o certificado de pessoa com deficiência junto ao INSS, é necessário já ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência ou de aposentadoria da pessoa com deficiência”
    Ou seja, se não for recebedor de BPC ou aposentadoria, vc não consegue a tal declaração! Belo meio de inclusão né não?

    1. Verdade. Foi a mesma coisa que percebi… Deveria ser então: Certificado para pessoa deficiente baixa renda!

      1. Fiquei com a mesma dúvida! E quem é PCD mas não de baixa renda, não quer requerer o LOAS, como faz?

    2. È o meu caso Sou deficiente auditiva e ja tentei e não consigo porque não recebo beneficios e alem de tudo sou aosentada, ja fiz o CardUnico , mas mesmo assim não consigo pelo App do INPS e nem pelo Gov.com

  2. MAIS UMA PALHAÇADA DESSE GOVERNO LADRÃO. APOSENTOU PORQUE FALTA UM DEDO, MAS O POVO QUE REALMENTE É DEFICIENTE SOFRE PARA CONSEGUIR SEUS DIREITOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore