Instituto alerta como garantir autonomia e protagonismo para estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Programas como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Instituto Jô Clemente (IJC), ajudam a capacitar crianças e jovens a conquistarem independência na sociedade

A educação é um direito humano fundamental, mas ainda enfrenta desafios em todo o mundo, especialmente no que diz respeito à inclusão. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, garante o direito à educação para todas as pessoas. No entanto, a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e a oferta de suporte adequado aos estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) são essenciais para garantir autonomia e protagonismo.

Mais do que um direito, a Educação Inclusiva é a base para que pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam construir um futuro com mais autonomia e participação ativa na sociedade.

Comprometido com essa causa, o Instituto Jô Clemente (IJC) oferece programas que contribuem com o desenvolvimento de estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse serviço disponibiliza suporte individualizado, recursos de acessibilidade e estratégias pedagógicas que eliminam barreiras e ampliam as possibilidades de aprendizado.

“Acreditamos que a educação vai além do simples aprendizado; ela é o passaporte para a construção de um futuro com autonomia e reconhecimento. Quando investimos na Educação Inclusiva, estamos abrindo portas para que essas pessoas tenham mais oportunidades e sejam protagonistas de suas próprias histórias”, afirma Márcia Regina Marolo, Diretora Educacional do IJC.

Desde 2009, o AEE é um programa do IJC direcionado a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos no contraturno escolar. Em 2023, ele foi reconhecido internacionalmente com o prêmio Zero Project Call Nominations, que destaca iniciativas inovadoras na inclusão de pessoas com deficiência.

“O AEE é um exemplo de como a Educação Inclusiva pode transformar vidas, oferecendo suporte individualizado e recursos que promovam o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a vida pessoal e profissional” completa Márcia.

Além do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o Instituto Jô Clemente (IJC) desenvolve outras iniciativas para promover a inclusão e a autonomia de pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade, como o programa Iniciação ao Mundo do Trabalho (IMT), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O IMT prepara jovens a partir dos 18 anos para iniciação ao mundo do trabalho, promovendo autonomia e auxiliando nas habilidades e competências.

Reconhecendo a importância de disseminar conhecimento, o IJC também oferece consultoria em Educação Inclusiva. Compartilhando experiências e orientações com educadores e Instituições que buscam aprimorar as práticas pedagógicas.

Além disso, para ampliar o acesso à informação e promover o desenvolvimento da Educação Inclusiva, o IJC disponibiliza uma página que reúne, conteúdos essenciais sobre o tema e seus projetos. Saiba mais clicando no Link.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há mais de 63 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore