Instituto C&A e Meu Corpo É Real lançam minissérie focada em desmistificar a inclusão no mundo da moda

Instituto C&A e Meu Corpo É Real lançam minissérie focada em desmistificar a inclusão no mundo da moda

O quão diversa a moda pode ser e o quão longe ela ainda pode chegar, quando o assunto é inclusão? Pensando em refletir e desafiar estereótipos e estigmas que rodeiam a vida de pessoas com deficiência, o Instituto C&A, pilar social da C&A no Brasil, e a plataforma Meu Corpo É Real, lançaram no dia 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a minissérie “Curadoria Inclusiva – Costurando vivências para desenhar novos futuro”. O projeto convida o espectador a uma jornada educativa que busca desmistificar questões relacionadas à inclusão no mundo da moda, apresentando dicas com o objetivo de sensibilizar a população e impactar marcas a desenvolverem produtos que seja não somente funcionais e adaptáveis mas que tenham também estilo e informação de moda, para pessoas com deficiências.

Dividido em quatro episódios, a minissérie reforça oportunidades e pontua as dificuldades que visam auxiliar a criação de peças que não cumpram apenas com o requisito de serem “fáceis de vestir”, mas que também sejam coleções atrativas, com informação de moda e estilo, para que todas as pessoas possam utilizar a moda como um meio de expressão. No ponto de vista empreendedor, investir na inclusão é uma necessidade de compromisso social, mas também, uma visão de negócio aspiracional e lucrativa. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Coherent Market Insights, o mercado global de roupas adaptáveis foi avaliado em US$1.259,1 milhões.

No projeto, uma das forças motrizes é a designer anticapacitista Michele Simões, que liderou o processo de curadoria e o roteiro dos episódios. Na minissérie, Michele não só trouxe sua expertise e paixão pelo assunto, mas também selecionou um grupo de influenciadoras para compor e trazer um olhar especializado à temática. Os episódios contam com nomes como Maria Paula Vieira, Geisa Farini, Rebeca Costa e Laís Ramires que compartilham suas perspectivas, histórias e insights únicos sobre a inclusão.

“Quando o assunto é moda inclusiva vemos uma grande e sensata preocupação com a modelagem dos produtos, porém o ecossistema que envolve esse tema é muito mais vasto do que apenas a funcionalidade das peças. O fio condutor para o desenvolvimento da minissérie foi abrir um dialogo onde moda para PcDs comece a avançar também em frentes quase nunca abordadas, tais como: repertório de estilo, experiência de compra, cadeia produtiva e não menos importante, funcionalidade de produtos. Moda inclusiva não deve ser restrita como um item feito para facilitar a vida de consumidores com deficiência, mas como um espaço a ser acessado de forma segura e democrática, dentro de narrativas estéticas que também se preocupem em criar e gerar desejo para corpos que acessam o mundo fora da via considerada padrão. Escolher a forma como você quer se apresentar ao mundo, sem para isso ter que se direcionar ao lugar especial, é um dos grandes propósitos do Meu Corpo é Real. A gente acredita e trabalha para que um dia a moda possa ser apenas moda, sem complementos”, diz Michele.

“Um dos importantes propósitos do Instituto C&A é construir a possibilidade de novos futuros através da moda. Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde a deficiência foi colocada em um campo invisível e pouco discutido e já passou da hora de darmos luz e a devida importância, a essas questões. Enxergamos a moda como uma plataforma de auto expressão e entendemos que é urgente reivindicar e trabalhar para que todas as pessoas possam celebrar seu estilo pessoal e encontrar peças que tenham a ver com sua personalidade e identificação no mundo”, comenta Gustavo Narciso, diretor-executivo do Instituto.

“Curadoria Inclusiva – Costurando vivências para desenhar novos futuro” não é apenas uma série de vídeos, é um movimento em direção a um futuro mais inclusivo e igualitário na indústria da moda. Os vídeos estarão disponíveis de forma online e gratuita, no YouTube do Instituto C&A. Para acompanhar mais informações sobre o projeto, visite as redes sociais do Instituto C&A e do Meu Corpo É Real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore