Instituto Jô Clemente (IJC) comemora marco de 135 mil procedimentos realizados em 2023

O ano apenas começou e o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, já tem motivos para celebrar. Criado em outubro de 2022 com o objetivo de promover a saúde e ampliar os serviços oferecidos pelo Instituto, o Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR) encerrou 2023 com mais de 135 mil procedimentos terapêuticos realizados.

O centro, além de manter o atendimento pelo SUS no serviço de Estimulação e Habilitação, ampliou os serviços para a rede particular e aos convênios, oferecendo consultas, terapias e avaliações destinadas a crianças e adultos com suspeita ou diagnóstico confirmado de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Ao todo, o CNR disponibiliza seis serviços distintos: 1. Serviços Médicos e Ambulatório Diagnóstico, 2.Terapias para Transtorno do Espectro Autista (TEA), 3.Estimulação e Habilitação, 4.Avalição e Treino do Processamento Auditivo, 5. Avaliação Neuropsicológica e 6. Psicopedagogia. Apenas no ano passado, foram realizados mais de 18 mil atendimentos em seu ambulatório.
 

O atendimento consiste em consultas,terapias diversas com equipe multiprofissional e avaliação neuropsicológica realizada sempre por profissionais especializados. O objetivo é compreender as diversas queixas que impactam a rotina das pessoas, por meio de avaliações clínicas e também instrumentos padronizados como testes e escalas que tem o objetivo de detalhar o funcionamento cognitivo como um todo. Dessa forma, consegue-se entender melhor as dificuldades apresentadas e programar estratégias mais eficazes de tratamento.
 

Conheça mais detalhes sobre cada um dos serviços:
 

Serviços Médicos e Ambulatório de Diagnóstico: o primeiro a ser criado pelo Instituto há 50 anos. Por meio de consultas individuais e equipe médica especialista em neurodesenvolvimento, proporciona atendimentos nas áreas de psiquiatria da infância e adolescência, neuropediatria e genética.
 

Terapias para Transtorno do Espectro Autista (TEA): usa métodos e técnicas sistemáticas baseadas em evidências, tendo como foco o desenvolvimento global e promover autonomia e funcionalidade. É destinada a crianças e adolescentes de até 14 anos com hipótese ou diagnóstico de autismo.
 

Estimulação e Habilitação: corresponde ao atendimento terapêutico para crianças com hipótese ou diagnóstico de Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. As atividades são feitas por uma equipe multidisciplinar especializada em reabilitação neurológica, que inclui fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, com a presença da família.
 

Avaliação e Treino do Processamento Auditivo: indicado para pessoas com suspeita ou diagnóstico de transtorno no processamento auditivo. A avaliação é a partir dos 7 anos de idade e consiste no treino auditivo acusticamente controlado. Esta permite investigar possíveis interferências no processo de aprendizagem.
 

Avaliação Neuropsicológica: avaliação detalhada das funções cognitivas para conhecer em profundidade as dificuldades apresentadas pelos pacientes e sugerir o tratamento adequado em cada caso. O serviço é realizado com profissionais especializados em neuropsicologia.
 

Psicopedagogia: consiste em avaliações para identificar dificuldades cognitivas e/ou emocionais e, posteriormente, aplicar estratégias que propiciem o desenvolvimento e aprendizagem da criança no contexto escolar.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há cerca de 18 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil. Assim, inúmeras famílias se veem em busca de informações e suporte médico para o diagnóstico e tratamento adequados. 
 

Por isso, o IJC, há 63 anos, tem apoiado e contribuindo para a promoção da saúde no país oferecendo informação de qualidade e serviços de saúde tanto no diagnóstico quanto no tratamento de pessoas com deficiência.

Para Danielle Christofolli, supervisora do Ambulatório do Instituto Jô Clemente (IJC), o acesso à informação é fundamental no desenvolvimento da pessoa com deficiência. “Informar e promover a implementação de políticas públicas e a garantia de direitos é de extrema importância para que haja uma transformação social”, ressalta.

Os serviços no CNR são destinados a pessoas de 1 a 89 anos e é realizado na sede do Instituto na Vila Clementino, em São Paulo. Para mais informações acesse o linkhttps://www.ijc.org.br/cnr


Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore