Instituto Jô Clemente (IJC), vence o Prêmio Marketing Best com campanha sobre Conscientização do Autismo


Iniciativa é reconhecida por uma das principais premiações do marketing brasileiro e teve parceiros como a agência Audaz e a Porão Filmes, visando sensibilizar, quebrar paradigmas e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico precoce, também no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Abril é um mês bem importante para o Instituto Jô Clemente (IJC). Referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, o Instituto inicia as celebrações no dia 2 de abril – Dia Mundial do Autismo e a data em que o IJC recebeu o consagrado Prêmio Marketing Bestum dos principais do marketing brasileiro, conquistado por sua 1ª Campanha do Brasil sobre a Conscientização sobre o Autismo, inscrita na Categoria Saúde. Esse prêmio reconhece, desde 1988, as empresas que mais se destacam no planejamento e execução das estratégias de marketing de seus produtos ou serviços.

Oferecido pelo jornal Propmark, pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark) e Editora Referência, o prêmio foi entregue pelos diretores executivos Fabio Madia e Tiago Ferrentini, na sede do IJC, reconhecendo os melhores casos de sucesso do mercado. 

“Para nós, é uma celebração dupla! Sabemos da relevância em Marketing desse Prêmio e da importância dele para o IJC que é referência para o tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estamos extremamente felizes porque nossos objetivos com a Campanha foram trazer à luz a importância do diagnóstico precoce também para o autismo, assim como reforçar a importância de campanhas focadas em sensibilizar e conscientizar a população sobre o autismo” destaca e vibra Priscilla de Arruda Camargo, gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado do Instituto Jô Clemente (IJC).

Para essa 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismoidealizada em parceria com a agência AUDAZ, foram criadas mensagens-chave para informar, desmistificar os achismos e estereótipos, ressaltar a importância do diagnóstico precoce e como consegui-lo, incluindo nesse planejamento a produção de um filme publicitário sensibilizador sobre a temática, “Conselhos”em parceria com a Porão Filmes, em 2 versões (30 segundos e 2 minutos) com a participação especial do ator e cantor Vitor Fadul, diagnosticado com autismo recentemente. “Conseguimos impactar cerca de 20 milhões de pessoas nos canais on e off line, envolvendo um total de 29 parceiros diversos, entre empresas de vários segmentos, de comunicação e de mídia, torcidas de futebol inclusivas e as redes de cinemas Cinemark, Kinoplex e Playarte que veicularam o filme junto aos trailers, no mês de novembro último”, finaliza Priscilla.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem.

Foram realizadas diversas ações que abordaram o autismo de forma abrangente, desde o fornecimento de vários conteúdos informativos gratuitos até sessões especiais de cinema.

Entre as empresas e instituições participantes da campanha, além dos parceiros e das redes de cinema acima citadas, destacam-se a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), a rede MultiPark de estacionamentos, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e as torcidas inclusivas AlviverdesAlvinegros e Sou Tricolor – dos clubes paulistas de futebol Palmeiras, Corinthians e São Paulo. A iniciativa também contou com o apoio das empresas Arcos Dorados, Espaçolaser, Colgate-Palmolive, GOL, FlixMedia e Fantastic Brindes, além dos parceiros de mídia e de comunicação: Abril Comunicações (Revista Você RH), Pais&Filhos, Revista Materlife, Novabrasil, Rádio Kiss FM, Rádio Capital AM/FM, Programa Gente Que Fala AM, Rádio Zero 9 e Liquo Áudio. 

Esta é a 33ª edição do Prêmio Marketing Best, e a Campanha do IJC foi uma das vencedoras entre as iniciativas inscritas em 30 categorias da premiação que contempla também os prêmios especiais “Empresa do Ano” e “Marketing Citizen”, homenageando uma companhia e um profissional respectivamente.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore