Instituto Mano Down e Localiza celebram sucesso de projeto Autoescola Xtraordinária

Idealizado para estimular pessoas com síndrome de Down a tirarem a CNH, iniciativa atingiu a meta de 30 alunos com deficiências intelectuais matriculados em autoescolas, um deles já tirou a habilitação.

Lançado pela Localiza&Co em março de 2023, o projeto Autoescola Xtraordinária está contribuindo para encorajar pessoas com deficiências intelectuais a conquistarem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Mano Down, alcançou resultados positivos: 29 alunos matriculados em autoescolas parceiras, sendo que 23 estão em fase de exames médicos, psicotécnico ou fazendo aulas de legislação e um está habilitado.

Criado com o propósito de sensibilizar a sociedade, inspirar famílias e pessoas com deficiências intelectuais a tirarem a CNH, o projeto chegou a várias regiões do país. Alunos das cidades mineiras de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Nova Lima; em São Paulo há na capital, Bauru, São José dos Campos e Osasco; em Goiás, Goiânia; no Distrito Federal em Brasília; e em Roraima, em Boa Vista. Todos têm os custos da habilitação pagos pela Localiza&Co, incluindo exames médicos e custos com legislação, aulas de direção e exame final.

“A Localiza, alinhada com o seu valor de contribuir para um mundo mais sustentável, diverso e inclusivo, acredita que a criação de um ambiente plural é diária e demanda um esforço coletivo de conscientização, orientação, treinamento e desconstrução de vieses inconscientes. O projeto nos deu a oportunidade de mostrar para a sociedade o nosso compromisso e a resposta para nosso convite ao engajamento nesta causa foi rápida. Nas primeiras 24 horas, já tínhamos a primeira turma completa. Dez dias depois, outras quatro”, conta Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co.
 

Desde a idealização, o projeto contou com a participação do time da Maloca73 – inhouse da Companhia – que identificou que poucas pessoas com deficiência intelectual tinham carteira de habilitação, então, resolveram criar uma ação inédita e não apenas conectada com o negócio, mas fundamentalmente, inclusiva.
 

No Brasil, segundo os dados mais recentes da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, são mais de 77,5 milhões de condutores habilitados. O que poucos sabem é que há um ano sabia-se de apenas duas pessoas com síndrome de Down com CNH. Uma delas é a Laura Simões, que há três anos se tornou uma das primeiras brasileiras com a síndrome habilitada.
 

“Para a Localiza a mobilidade é para todos. Demos o primeiro passo, mas sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer. Como plataforma de mobilidade, a Companhia lançou luz sobre o tema e pretende avançar ainda mais na promoção da inclusão de pessoas com deficiência, ajudando-as a chegar lá”, comenta Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co.
 

“A iniciativa não apenas ofereceu representatividade para as pessoas com síndrome de Down, mas, principalmente, está criando oportunidades para que essa geração quebre paradigmas e possa reescrever o futuro de bebês e crianças com T21. Há um trabalho enorme de conscientização e quebra de estereótipos que estamos fazendo com as autoescolas, com profissionais, com o poder público e, até mesmo, com as próprias famílias. Se antes tínhamos apenas 1 pessoa com T21 habilitada, hoje já são 5 no Brasil. Por isso, temos certeza que estamos fazendo história e, aos poucos, estamos trocando exclusão por oportunidades para todos”, enfatiza Leonardo Gontijo presidente e fundador do Instituto Mano Down.

Para mostrar as conquistas desse período, a Localiza lançou um videocase que reforça a importância de dar oportunidades para pessoas com síndrome de Down. Para conferir, acesse o link.

Sobre o Instituto Mano Down

O Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos que há 11 anos promove o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. São mais de 800 famílias atendidas e que participam de atividades que perpassam por toda a jornada de vida da pessoa com deficiência intelectual: acolhimento, assistência social, intervenção precoce de saúde, inclusão pedagógica e escolar, vivências e oficinas de artes e esportes, inclusão no mercado de trabalho, estímulo ao empreendedorismo para geração de renda e envelhecimento saudável.

Para mais informações no site ou ligue (31) 3371-3739

Crédito das imagens: Lumini Fotografia/Maloca Localiza

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore