Instituto Serendipidade cria pontes para futuro mais inclusivo e próspero

O Instituto Serendipidade nasceu em 2018, impulsionado pela vontade de um casal de fazer a diferença na sociedade, tornando a inclusão de pessoas com deficiência uma questão de impacto e inovação. 

Henri e Marina Zylberstajn, fundadores do Instituto Serendipidade, têm três filhos e o caçula nasceu com síndrome de Down. A partir daí, a busca da família foi por entender mais sobre a condição, promover qualidade de vida ao filho e, principalmente, ser motivadores de transformação através de ações que contribuíssem com impacto social positivo. Assim, nasceu o Instituto Serendipidade.

“Depois do nascimento do Pedro, começamos a receber informação e acolhimento e passei a enxergar o mundo através de outras perspectivas. Quando essa ficha me caiu, eu prometi a mim mesmo que ninguém mais ia olhar pro meu filho nem pra outras pessoas com deficiência da mesma forma que eu, sem querer, olhava para elas por falta de informação e falta de oportunidade de convívio”, explica.

A organização atua com iniciativas próprias, como o Projeto Laços, que tem a proposta de acolher voluntariamente pais e mães que recebem a notícia de que seu filho tem alguma deficiência ou doença rara e buscam pessoas que passaram por uma história semelhante.

Outra ação é o Programa de Envelhecimento Ativo, que atende gratuitamente adultos e idosos com deficiência intelectual, desenvolvendo programas de bem-estar e contribuindo para o envelhecimento saudável com protagonismo, autonomia profissional e desenvolvimento de protocolos de atendimento. Uma linha de pesquisa em parceria com o Grupo Médico Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein (GMA – HIAE), representado pelo coordenador, o médico geriatra Dr. Marcelo Altona, estuda a longevidade através de um olhar holístico para qualidade de vida das pessoas com deficiência, que se estende ao cuidado das famílias e jovens aprendizes do programa de Emprego Apoiado.

O Instituto ainda conta com incentivo ao esporte através do Programa de Iniciação Esportiva, onde a prática esportiva é utilizada como ferramenta para trabalhar aspectos fisiológicos de forma lúdica e para promover a inclusão com aulas gratuitas para crianças de famílias de baixa renda de três a oito anos com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. O Programa tem o objetivo de desenvolver habilidades motoras, sociais e contribuir para uma infância mais saudável e mais inclusiva.

A equipe do Instituto Serendipidade atua, também, em empresas como criadores de pontes entre iniciativa privada, marcas e pessoas com deficiência. Entre as marcas que apoiam a organização estão a Life by Vivara, que conta com uma coleção de joias que representam oito grupos de pessoas com deficiências diversas. A Reserva Mini também tem peças exclusivas que foram desenvolvidas por jovens, crianças e adultos com síndrome de Down de diversas regiões do Brasil, em homenagem à campanha pelo Dia Internacional da Síndrome de Down de 2023, celebrado em 21 de março.

O Instituto Serendipidade conta ainda com parceria com a Disney. Em 2022, uma campanha de Dia das Crianças foi desenvolvida, revertendo o acesso do público a jogos da plataforma em doações em dinheiro para o Instituto. Além disso, ativações com influenciadores e uma campanha de TV incluindo pessoas com deficiência também foram veiculadas na televisão e nas redes sociais. Atualmente, a Disney patrocina oficinas integradas, para pessoas com e sem deficiência, que incentivam o desenvolvimento através da arte, dança, cultura e diálogos familiares, junto com instituições parceiras do Instituto.

Outra parceria foi com a Editora Leiturinha, em que já foram desenvolvidos três livros que contam histórias infantis sobre a importância do convívio inclusivo desde a infância, no caso de “Joca e Dado – Uma Amizade Diferente”. “Simbora tá na Hora” e “Vamos Montar uma Banda”, feito em parceria com o Instituto Simbora Gente, destacam contos cumulativos que estimulam a criatividade, autonomia e protagonismo, desenvolvidos num rico processo com autores autodefensores, com síndrome de Down e deficiência intelectual. 

“Ações como essas geram valor de transformação real em empresas através de sensibilizações para capacitar colaboradores e gestores sobre a importância da inclusão no processo de contratação da Lei de Cotas, para além de apenas inseri-las no ambiente de trabalho, fazendo com que sejam de fato compreendidas e com acesso aos mesmos direitos e deveres que os demais colaboradores”, reforça Henri.

Virada de Chave: mais de R$ 1 milhão para iniciativas do instituto

Desde 2022 o Instituto Serendipidade promove um evento para angariar fundos que são destinados às suas iniciativas próprias. No primeiro ano de realização do Virada de Chave, o apresentador Luciano Huck marcou presença e destacou a importância da inclusão e transformação na prática. 

Já em 2023, um dos grandes nomes presentes foi Edu Lyra, criador da ONG Gerando Falcões. Nas duas edições do evento, o Instituto contratou pessoas com deficiência para trabalhar e fazer parte das atrações culturais, valorizando o protagonismo e a identidade.  A principal forma de arrecadação foi um leilão beneficente. “No ano passado tivemos arrecadação recorde para o setor. Mais de R$ 1 milhão foi alcançado graças ao público presente e aos patrocinadores. Isso mostra como o Instituto Serendipidade é capaz de entregar ações que geram valor de mercado através da inclusão, que chamam a atenção do setor privado e ajudam a disseminar a ideia de inclusão e apoio a iniciativas que desenvolvam pessoas com deficiência”, celebra Henri.

O fundador do Instituto Serendipidade diz que o primeiro passo a ser dado é a elevação da consciência. “No nosso caso, tudo começou com uma família que não tinha contato com pessoas com deficiência, mas que queria fazer a diferença. Organizamos um evento, ligando para amigos próximos e fomos crescendo. Todos voluntariamente toparam dar o primeiro passo em prol de um bem maior. Esta virada de chave individual, acontecendo em várias pessoas, constrói uma rede de impacto muito poderosa. Convidamos as pessoas a fazerem isso, virar a chave, independente do tema”, conclui.

Sobre o instituto

O Instituto Serendipidade é uma organização sem fins lucrativos que potencializa a inclusão de pessoas com deficiência, com propósito de transformar a sociedade através da inclusão. Visa ser impulsor de impacto social relevante, colaborativo e inovador, sempre prezando pela representatividade, protagonismo, de forma transversal e acima de tudo, com muito respeito. As iniciativas que atendem diretamente o público são: Programa de Iniciação Esportiva para crianças com síndrome de Down e deficiência intelectual, de famílias de baixa renda; Programa de Envelhecimento que atende mais de 60 idosos com algum tipo de deficiência intelectual para promoção do bem-estar, e o Projeto Laços, que acolhe famílias que recebem a notícia de que seu filho (a) tem algum tipo de deficiência. Atualmente o Serendipidade impacta mais de um milhão de pessoas, criando pontes, gerando valor em prol da Inclusão e através do atendimento direto a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Mais informações em www.serendipidade.org.br E nas mídias sociais @institutoserendipidade

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore