IOS viabiliza emprego a 1,2 mil jovens com deficiência que aumenta renda de suas famílias

IOS viabiliza emprego a 1,2 mil jovens com deficiência que aumenta renda de suas famílias

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) – que há 25 anos forma jovens e pessoas com deficiência para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos – acaba de lançar seu Relatório Anual GRI 2022 . A publicação mostra que, apesar do cenário macroeconômico do país e do desemprego que atinge ainda mais os jovens, o IOS formou 1.945 alunos e colaborou com a inclusão de 1.264 alunos formados no mercado de trabalho no ano passado, por meio do Núcleo IOS de Oportunidades. 

Com a diminuição da renda familiar e o poder de consumo dos brasileiros, o indicador que mede o impacto da renda de alunos do IOS quando empregados sobre a renda total de suas famílias, aumentou em 2022, chegando a 63%. Nos anos anteriores, esse índice era de 48% em média.

Além desses resultados, o IOS também promoveu bolsa de estudo para o ingresso de 22 dos seus alunos formados no Ensino Superior, por meio do “Programa “IOS + Futuro”, que articula parcerias com universidades para dar aos alunos acesso ao ensino superior. O programa teve início em 2018 e já colaborou com o ingresso de 166 jovens formados no IOS no ensino superior.

No ano passado, o IOS completou 25 anos, totalizando 43.172 alunos e alunas formados. Desse total, cerca de 70% conseguiram seu primeiro emprego com apoio da ONG, que oferece os cursos nos estados de SP, MG, RJ, RS, PE e PR para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, além dos novos cursos nas áreas de Comunicação e Cultura. Segundo os dados do IOS, as capacitações impactaram pelo menos 100 mil pessoas, sejam familiares ou cuidadores desses jovens que buscam o seu protagonismo na sociedade.

Criado com a missão de oferecer formação profissional gratuita e apoio à empregabilidade de jovens – especialmente das periferias – e pessoas com deficiência, o IOS foi fundado pela TOTVS, sua principal mantenedora, e conta ainda com a parceria de mais de 300 empresas.

Os cursos do IOS são gratuitos e incluem conceitos administrativos com aulas práticas nos softwares, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). Além disso, também incluem na grade curricular conceitos e práticas sobre vivência corporativa, que ensina os alunos a elaborarem e-mails, apresentações e participar de reuniões. Além dos cursos, o Instituto promove atividades para enriquecer a bagagem cultural e social dos alunos.

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Núcleo IOS de Oportunidades, que busca durante três anos após a formação do aluno, vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição.

“Em 2022 completamos 25 anos de história construída com um único objetivo de garantir a inclusão produtiva de jovens talentos por meio da formação gratuita e de qualidade. Buscamos proporcionar um ambiente seguro e que tem como objetivo provocar senso crítico tanto nos estudantes quanto nos participantes e parceiros. Somos comprometidos com a transparência e mantemos uma robusta estrutura de governança, responsável por garantir a sustentabilidade da organização. Para os próximos anos, queremos continuar trabalhando em conjunto pelo propósito de despertar o potencial de vidas e a consciência cidadã entre os jovens que atendemos, suas famílias e comunidades impactadas pelo nosso trabalho”, declara a superintendente do IOS Kelly Lopes.

Sobre o IOS  

Há mais de 25 anos comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Está entre as melhores ONGs do mundo de acordo com o ranking TheDotGood e qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, o IOS já formou mais de 43 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a BASF, Brasilprev, BRQ, CTG, IBM, Instituto Center Norte, Mercado Livre, 99 App, Clear Corretora, entre outras.

Mais informações: site do IOS – https://ios.org.br/

IMAGEM/CRÉDITO:

Alunos do IOS | Foto: Rodrigo Rodrigues

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore