IPEA divulga Nota Técnica sobre a evolução do Benefício da Prestação Continuada entre 2004 e 2024

IPEA divulga Nota Técnica sobre a evolução do Benefício da Prestação Continuada entre 2004 e 2024

Documento divulgado pela DISOC – Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aborda possíveis impactos futuros sobre a demanda pelo BPC, considerando a reforma previdenciária e a ampliação do reconhecimento legal de deficiências

A Nota Técnica nº 122 do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada apresenta uma análise detalhada da evolução do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Brasil entre 2004 e 2024.

O estudo examina tendências de concessões e cessações do benefício para idosos e pessoas com deficiência, destacando mudanças legislativas, transformações demográficas, judicialização, redefinição de critérios de deficiência e impactos da pandemia de covid-19.

Os autores Ana Cleusa Serra Mesquita, Gabriela Freitas da Cruz e Liliane Cristina Gonçalves Bernardes afirmam que o número de beneficiários do BPC aumentou regularmente nos últimos vinte anos, com raros períodos de exceção, tendo esse crescimento se acelerado a partir de meados de 2022. “Tendo em vista que o BPC é um direito garantido pela CF/1988, sua ampliação se dá, via de regra, em função do crescimento de seu próprio público-alvo, seja por mudanças na definição dos parâmetros de elegibilidade (idade, conceito de deficiência, critério de pobreza), seja por alterações demográficas e socioeconômicas da população” é citado na Nota Técnica.

A publicação discute os fatores que influenciaram o crescimento do estoque de beneficiários, como alterações na elegibilidade, dinâmica da pobreza, envelhecimento populacional, mudanças nos processos de avaliação e efeitos de políticas públicas implementadas no período. Também aborda possíveis impactos futuros sobre a demanda pelo BPC, considerando a reforma previdenciária e a ampliação do reconhecimento legal de deficiências.

https://repositorio.ipea.gov.br/entities/publication/f49d31f7-5930-497a-9e28-a1265eefea23

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore