No ano em que se celebra uma década da Lei Brasileira de Inclusão, a publicação digital reúne experiências e boas práticas nacionais e internacionais. O ponto de partida foi o olhar inicial para ações de instituições culturais locais – expandindo depois para Brasil e mundo – e o portfólio de artistas com deficiência mantido pelo IC. O documento é disponibilizado gratuitamente, de modo a poder inspirar novas ações pelo país.
O Itaú Cultural disponibiliza em seu site o Dossiê Acessibilidade https://www.itaucultural.org.br/secoes/noticias/itau-cultural-lanca-dossie-sobre-acessibilidade, publicação digital que reúne experiências, boas práticas e reflexões sobre acessibilidade cultural. Mais do que um levantamento, a publicação é apresentada como um convite ao diálogo entre gestores, artistas e pesquisadores sobre os caminhos possíveis para uma cultura mais acessível, plural e participativa.
Fruto de uma ampla pesquisa nacional e internacional, o Dossiê Acessibilidade busca compartilhar iniciativas que transformam a forma de pensar, produzir e partilhar cultura.
O documento traz um panorama do cenário da acessibilidade no Brasil, com foco no protagonismo da pessoa com deficiência em todos os elos da cadeia cultural – dos artistas aos consultores, pesquisadores e comunicadores Def – a cultura e a acessibilidade estética, em lugar da acessibilização. O debate é arrematado com comentários sobre boas práticas adotadas pelo IC e outros espaços no Brasil e no mundo, e com propostas de recomendações.
Esta premissa esteve presente desde a concepção do material, com a participação de pessoas Def em todas as fases de produção da pesquisa, reforçando o conceito de que este é um princípio de criação e não um complemento técnico. Nesse processo, contou-se com a consultoria em acessibilidade técnica e conceitual de Claudio Rubino, foram entrevistados especialistas com deficiência e as descrições de imagens e os Vídeo Libras e a Audiodescrição (AD) foram realizados por consultores e artistas com deficiência visual, física, intelectual e auditiva, reafirmando a importância da representatividade.
O dossiê dialoga com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que completa 10 anos como um marco consolidador de políticas públicas voltadas à acessibilidade, e com o Manual de Acessibilidade em Eventos Presenciais, publicado recentemente pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ambos reforçam o compromisso das instituições culturais com a construção de ambientes verdadeiramente inclusivos.
Desenvolvimento
O ponto de partida para a criação do Dossiê Acessibilidade foi a reunião de duas ações que o Itaú Cultural vinha desenvolvendo internamente sobre a temática, e que se uniram nesse olhar ampliando à acessibilidade.
O núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Cultural deu início no primeiro semestre deste ano a uma série de entrevistas com pessoas pesquisadoras, artistas e gestores culturais especialistas em acessibilidade na arte e cultura. Em paralelo, foi feito um levantamento nacional e internacional de práticas inovadoras com foco em mediação de acessibilidade, com foco no desenvolvimento de estratégias e inspiração para tomadores de decisões, gestores de equipamentos culturais e todo ecossistema da arte e cultura brasileira.
Ao levantamento foi somado um trabalho que vem sendo realizado desde 2021 pela equipe de Mediação Cultural do IC com o Arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiência www.itaucultural.org.br/arteeacesso, plataforma criada para que artistas com deficiência possam cadastrar seus portfólios. O objetivo é fazer com que os trabalhos de pessoas com deficiência atuantes nas diferentes áreas de expressão artística possam ser mapeados e localizados.
SERVIÇO
Dossiê Acessibilidade – Itaú Cultural
Disponível no site do Itaú Cultural no link https://www.itaucultural.org.br/secoes/noticias/itau-cultural-lanca-dossie-sobre-acessibilidade
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.







