A divulgação de que o Brasil perdeu a patente internacional da Polilaminina não é verdadeira, afirma Laboratório Cristália. Patente internacional tem validade até 2043 e a nacional até 2042
O Diário PcD acaba de ter acesso a uma Nota Oficial do Laboratório Cristála sobre informações divulgadas nos últimos dias de que o Brasil perdeu a patente internacional da polilaminina, por corte de verbas destinadas à UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre 2015 e 2016.
A patente garante a propriedade intelectual sobre as pesquisas por tempo determinado. Ela garante direito exclusivo a quem desenvolve uma nova substância ou processo farmacêutico, impedindo a fabricação ou comercialização sem autorização.
“O Laboratório Cristália informa que solicitou, em 2022, a patente nacional e em 2023, internacional do processo de extração, purificação e polimerização do produto Polilaminina, atualmente em testes clínicos Fase 1. Trata-se de um processo complexo, que demanda alta tecnologia e que foi desenvolvido com exclusividade pelo centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação do laboratório Cristália. Além disso, a substância que está sendo utilizada nos testes clínicos é produzida em uma de nossas plantas de biotecnologia de última geração. Como todas as patentes, as relativas ao processo de extração, purificação e polimerização da Polilaminina têm validade de 20 anos, vencendo em 2042 a patente nacional e em 2043 a internacional”.

Ainda em Nota Oficial a instituição afirma que “o Cristália é um laboratório 100% brasileiro, que investe cerca de 6% do faturamento anual em PD&I, o que já possibilitou a conquista de outras 130 patentes nacionais e internacionais. Conforme já
informado, assim que a Polilaminina obtiver o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Cristália a oferecerá ao SUS e aos hospitais particulares”.
Sobre valor da Polilaminina para os pacientes
“Ressaltamos que o fornecimento da Polilaminina para uso compassivo é gratuito. O procedimento é realizado unicamente por equipe médica treinada pelo laboratório. Alertamos que qualquer tentativa de comercialização da Polilaminina é ilegal, sendo que as doses são rigorosamente controladas pelo Cristália. Informações sobre o uso compassivo podem ser obtidas no website www.cristalia.com.br “, consta no comunicado do Laboratório Cristália.
Sobre o Cristália:
Fundado há 54 anos, o Laboratório Cristália é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final. Possui 130 patentes em nível mundial e sete substâncias reconhecidas pela Farmacopeia Americana, ou seja, fornece padrão de referência de qualidade mundial para a produção destas substâncias. Em anestesia e produção de IFAs é líder de mercado na América Latina. O Cristália conta com cerca de 6.200 colaboradores e 10 plantas produtivas próprias. Para mais informações, visite o site: www.cristalia.com.br
Mídias sociais oficiais do Laboratório Cristália:
Site: cristalia.com.br
Instagram: @laboratoriocristalia
Facebook: LaboratórioCristália
LinkedIn:/LaboratorioCristalia
SAC: 0800 7011918 – sac@cristalia.com.br






