Turma reforça propósito de promover inclusão e abrir caminhos reais para quem só precisa de uma chance
Há 10 anos, a Turma do Jiló vem transformando realidades e abrindo caminhos para quem só precisa de uma chance. Para celebrar essa trajetória, a organização estreia campanha, assinada pela Lew’Lara\TBWA, que convida o público a refletir sobre a importância de abrir a cabeça, com o objetivo de incentivar mais portas, oportunidades e espaços.
A peça marca uma década de atuação dedicada à inclusão e à diversidade, reforçando o propósito da Turma do Jiló de construir um mundo onde todos caibam, independentemente das diferenças.
Sob o conceito “Abrindo a cabeça, cabe todo mundo”, a campanha carrega uma mensagem potente sobre diversidade e inclusão, e propõe um olhar sensível sobre o tema, usando a metáfora do florescer para representar as oportunidades que permitem que cada pessoa cresça e revele seu potencial.
“A animação mostra que o mundo é para todas as pessoas. Enquanto houver uma pessoa fora dele, algo está errado e isso é a principal reflexão que o vídeo traz. O convite para abrir a mente é justamente para mostrar o quanto a sociedade ganha quando todos estão incluídos verdadeiramente no mesmo ambiente, seja ele na escola, no trabalho ou no mundo. A história da Tina é o exemplo de tantas outras crianças, adolescentes e adultos que passam por isso diariamente. O vídeo poderá ser usado em escolas públicas, particulares e empresas como forma de conscientização”, explica Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló.
Quando o assunto é diversidade, ainda há muito a avançar. Cabeças fechadas significam portas fechadas, e menos espaço para o novo, o diferente e o possível, por isso, a Turma do Jiló faz este convite ao celebrar os seus dez anos.
Na animação, a personagem central é uma menina que nasce como um galho seco. À medida que a história avança, ela começa a florescer, simbolizando o poder transformador das oportunidades e da inclusão, e o quanto precisamos abrir espaço para que todos possam florescer.
Mais do que uma celebração, a campanha também tem o propósito de fortalecer o reconhecimento da marca e ampliar a captação de recursos, garantindo que o projeto continue transformando vidas e promovendo inclusão. Afinal, enquanto uma pessoa não couber no mundo, ninguém cabe.
“A linguagem lúdica e aquarelada do filme nos permitiu tratar um tema real com delicadeza sem perder a verdade. A jornada da nossa personagem, Tina, mostra que ninguém floresce sozinho e que a inclusão só existe quando abrimos oportunidades reais. Essa transformação reflete o trabalho que a Turma do Jiló realiza todos os dias. Celebrar 10 anos da ONG é celebrar esse gesto simples que muda vidas: abrir portas” comenta Fernando Lyra, diretor de criação da Lew’Lara\TBWA.
A animação, produzida pelo estúdio LADO Animation, mergulha nesse universo com uma estética lúdica e artesanal. “Fomos inspirados pelo trabalho da Turma do Jiló! Para criar esta animação, buscamos trazer luz e cor à realidade das pessoas assistidas pela ONG. Usamos a Inteligência Artificial como uma ferramenta avançada, a técnica que nos permitiu dar vazão à visão artística que já havíamos criado, ajudando a pintar os cenários e texturas no estilo que buscávamos. Foi um privilégio poder mergulhar de cabeça nesse universo”, explica Tom Gurgel, sócio e diretor criativo do LADO Animation.
O filme da campanha teve sua primeira exibição durante o evento de comemoração dos dez anos da Turma do Jiló, que contou com a participação especial de Fernanda Lima com uma fala sobre diversidade, empatia e oportunidades além de show de Nando Reis. Agora, o filme chega completo ao público (confira aqui) marcando o início de um novo capítulo na história da Turma do Jiló.
FICHA TÉCNICA
Título: Florescer
Agência: LEW’LARA\TBWA
Cliente: Turma do Jiló
CEO: Marcia Esteves
Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima
Direção de Criação: Fernando Lyra
Direção de Arte: Raphú Oliveira e Gabriel Carcavalli
Redação: Lucas Madu
CBO: Maria Pirajá
CSO: Raquel Messias
Estratégia: Fernando Trovões
Pesquisa/Insights: Isabel Geo e Letícia Santana
Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri
CMO: Andreia Abud
BI: Leonardo Cunha
CCOO: Elise Passamani
Operações: Fran David, Ketlin Santiago e Mariana Carneiro
Produção Audiovisual: Murillo Moretti, Bianca Aguiar e Aline Melo
Produtora: LADO Animation
Diretora Executiva: Luciana Pessoa
Diretor de Criação: Rafael Antonelli
Head de Tecnologia: Wallan Oliveira
Coordenadora de Produção: Milena Moura
Diretor de Arte: Enio
Storyboard: Adriano Miranda
Concept Personagens: Feppa
Ilustradores: Enio, Adriano Miranda e Camila
Animação 2D: André Boyd, Lucas Bellinazi
Clean up: André Boyd e Juli Soloaga
Motion Graphics: Digo Souza, Gian Burani e Lucas Pineda
AI Artist: Thiago Silva
Animação 3D: Wallan Oliveira
Edição e finalização: Theo
Produtora: Vandalo
Direção: Gabriel Penna
Produção executiva: Isabela Vogas e Caio Fusco
Atendimento: Liciane Bortolussi
Diretor de fotografia: Jony Melo
Direção de produção: Alessandra Melo
Assist. de produção: Roberta Peroinico
Assist. de câmera: Gui Medeiros
Logger | Video assist: Thalles Meirelles
Maquiagem: Tay
Assist. de set: Jubs
Chefe de elétrica: Franklin Closel
Elétrica: Marciel Bueno
Pós-produção: Frito.Post
Coordenador de pós: Felipe Righeto
Editor de AI: Maira Tavares
Finalizador / composição: Marcelo Batistela
Produtora de áudio: VOX HAUS
Diretor de produção: Daniel Dalla Corte
Produção Musical: Ícaro Guedes
Diretor de projetos: Matheus Gugelmim
Atendimento: Marina Pimentel
Coordenação: Dhienifer Souza
Desenho de Som: Ícaro Guedes
Mixagem e finalização: Cassiano Rathke
Tradutora/Intérprete de Libras: Talita Messias
Audiodescrição: VER COM PALAVRAS
Roteiro: Lívia Motta
Narração: Andréia Paiva
Consultoria: Roseli Garcia
Edição e finalização: Raoni Reis
Aprovação Cliente: Carolina Videira, Leonora Novaes e Laura Bruscagin
Sobre A Turma do Jiló
A Turma do Jiló é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) brasileira sem fins lucrativos, fundada em 2015 por Carolina Videira. A organização tem como missão promover a educação inclusiva e a valorização da diversidade, com foco na inclusão na educação e no mercado de trabalho. A Turma do Jiló trabalha com escolas, empresas e comunidades para implementar programas de educação inclusiva e diversidade, impactando positivamente mais de 260 mil pessoas desde sua fundação. A Turma é signatária do Pacto Global da Rede Brasil e trabalha alinhada à Agenda 2030 da ONU.






