Literatura Acessível viaja o Brasil com reflexões e ações de inclusão

O projeto Literatura Acessível visitará dez cidades do Brasil a fim de conscientizar sobre como lidar com direitos, deveres e acessibilidade de pessoas com deficiência. A ação beneficiará professores e alunos de 20 escolas da rede municipal de ensino com palestras, doação de livros, contação de histórias e espetáculo. Além de Cubatão (SP), onde estreou, a iniciativa percorrerá Ipatinga, Itaúna, Itatiaiuçu, Mateus Leme, Igarapé, Betim e Santa Luzia, em Minas Gerais, e Cabo de Santo Agostinho e Recife, em Pernambuco.
 

As escolas públicas das cidades contempladas receberão gratuitamente 4 mil livros de coletâneas que reúnem braille, pictogramas e versão em Libras e audiodescrição. Haverá ainda apresentação artística inspirada nos livros da ação com o intuito de levar informação e cultura a pessoas com necessidades específicas ao ato de ler, como idosos, disléxicos, cegos ou com baixa visão, surdos e autistas. O projeto tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, produção da Burburinho Cultural e realização do Instituto Incluir, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.
 

Desde 2019, o projeto já impactou mais de 8 mil pessoas. Foram 30 escolas contempladas em 12 estados brasileiros, com mais de 7 mil livros distribuídos e 10 mil acessos a conteúdos on-line.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore