As iniciativas destacam o empenho das concessionárias em ampliar a acessibilidade, promover a inclusão e fortalecer a autonomia no transporte sobre trilhos
Tornar as estações ambientes mais inclusivos, intuitivos e acolhedor é uma das prioridades da ViaMobilidade e da ViaQuatro em São Paulo. Entre janeiro e outubro deste ano, mais de 58 mil pessoas com deficiência utilizaram as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que vêm passando por um conjunto de melhorias estruturais, de comunicação e de atendimento para ampliar a autonomia desses cliente ao longo dos 33 km de extensão das duas linhas.
“Recebemos milhares de clientes todos os dias, destes, uma parcela importante são pessoas com deficiência. É fundamental voltar nosso olhar para todo o nosso público, escutar ativamente suas sugestões e pensar em suas necessidades a fim de tornar a mobilidade nos trilhos cada vez mais acessível”, diz Antonio Marcio Barros Silva, diretor de operação da ViaQuatro e ViaMobilidade – Linha 5 – Lilás.
Linha 4-Amarela – a linha das integrações e da cultura
Para estabelecer um ambiente seguro para a movimentação de todos os clientes, incluindo as mais de 24,5 mil pessoas com deficiência que circularam pelas estações em 2025, as estações da Linha 4-Amarela também são adaptadas com elevadores, plataformas táteis e rampas. A ViaQuatro também conta com uma sala sensorial, presente na Estação Pinheiros, que liga a linha 4-Amarela com a Linha 9-Esmeralda.
Além de integrar diversas linhas de metrô e trens de São Paulo, a Linha 4-Amarela também busca oferecer experiências culturais aos clientes. Por meio do Projeto Centenários, que homenageia personalidades simbólicas da cultura nacional, as estações se tornam uma espécie de museu subterrâneo gratuito e plenamente acessível para que pessoas com deficiência também possam desfrutar das exposições e participar dessa imersão cultural.
“Por meio de iniciativas como essas e dos investimentos na revitalização de estações, reafirmamos nosso compromisso com a prestação de serviço de excelência e nosso foco na experiência do cliente. Estamos em constante estudo e queremos ser pioneiros em iniciativas sobre o tema, em linha com nosso propósito de mudar a vida das pessoas através da mobilidade”, finaliza Antonio Marcio.
Linha 5-Lilás – a linha da saúde
Com acesso direto a importantes equipamentos de saúde e hospitais, como o Instituto Jô Clemente (IJC), a Linha 5-Lilás registrou 34 mil pessoas com deficiência transportadas neste ano. Com foco em melhorar a experiência desses passageiros foram feitas modificações na infraestrutura de suas estações, incluindo elevadores e personalizadas rampas de acesso para facilitar a movimentação de quem se locomove por meio de cadeira de rodas.
A sinalização nas estações também foi um dos focos da mudança. Em parceria com o IJC, um projeto piloto de sinalização utilizando a Linguagem Simples foi implementado Estação Hospital São Paulo. O foco dessa iniciativa é usar uma linguagem objetiva e intuitiva para beneficiar passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA), limitações cognitivas, baixo letramento ou dificuldades de leitura a transitarem pelo espaço e chegarem ao seu destino com autonomia.
Ainda pensando no público com TEA, a concessionária criou uma sala sensorial com o intuito de ser um ambiente tranquilo e recluso para a regulação de pessoas em crise, seja por autismo ou até ansiedade. A sala, localizada na Estação Santa Cruz, fica longe dos excessos de luz, sons e movimento, típicos de qualquer estação metroviária, e foi planejada para estimular a calma e o equilíbrio.





