Mais uma edição da Reatech + Expo Brasil Paralímpico termina em São Paulo com engajamento pela inclusão e acessibilidade

Mais uma edição da Reatech + Expo Brasil Paralímpico termina em São Paulo com engajamento pela inclusão e acessibilidade

Durante três dias de evento, mais de 25 mil visitantes de 8 países acompanharam palestras, painéis e exposições que uniram tecnologia, oportunidades e informação em prol das pessoas com deficiência.

Principal feira do setor na América Latina, a 20ª edição da Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, realizada em conjunto com a 2ª Expo Brasil Paralímpico e organizada pela Fiera Milano Brasil em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), transformou o São Paulo Expo em uma grande arena interativa. O espaço reuniu esportes paralímpicos, oportunidades de qualificação profissional e empregabilidade, além de terapias e tratamentos voltados a todos os tipos de deficiência.

As questões de igualdade, inclusão e acessibilidade foram amplamente debatidas em congressos e palestras, enquanto empresas apresentaram as mais inovadoras tecnologias em equipamentos de mobilidade, próteses inteligentes e simuladores virtuais para treinamento e reabilitação.
 

Mais 100 marcas expositoras15 modalidades paralímpicas e diversas atrações com novidades, painéis e experiências, atraíram um público de 25.462 pessoas de 8 países durante os três dias de evento. A feira também contou com a presença de autoridades, influenciadores e atletas paralímpicos, incluindo medalhistas dos Jogos de Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro. Foram 145 convidados e 113 palestrantes, que contribuíram com novas perspectivas sobre acessibilidade e inclusão, em mais de 64 horas de conteúdo.
 

Para Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, o impacto e os resultados desta edição reforçaram o papel da feira como referência internacional. “Foram três dias intensos de muito trabalho e dedicação para garantir uma experiência única. Todos saímos muito satisfeitos e com sentimento de missão cumprida. Para a próxima edição projetamos ainda mais engajamento e visibilidade com essa pauta tão importante, que cresce a cada ano e mobiliza a sociedade na construção de um Brasil mais inclusivo”, afirmou.
 

A Fiera Milano Brasil também foi homenageada durante a entrega do Prêmio Ação Inclusiva 360º, que reconheceu empresas comprometidas em aprofundar o debate sobre inclusão e em promover caminhos consistentes para a participação plena das pessoas com deficiência em todos os âmbitos da sociedade.
 

Voluntariado, solidariedade e reconhecimento

Nesta edição da Reatech, o trabalho voluntário foi um dos pilares para garantir uma experiência acolhedora a todos os visitantes. De acordo com Suely Carvalho de Sá Yanez, responsável pela coordenação dos voluntários, cerca de cerca de 125 pessoas atuaram entre os 3 dias em diferentes frentes, como recepção do público, apoio à locomoção de pessoas com deficiência visual, mobilidade reduzida e atendimento em Libras, facilitando o acesso às atividades e estandes. “Buscamos sempre reunir pessoas qualificadas e comprometidas com a causa da acessibilidade. O voluntariado na Reatech é reconhecido pela excelência e pelo carinho com que cada participante se dedica a oferecer um atendimento humanizado”, destacou Suely.
 

Entre os voluntários, Armando Tafner, 63 anos, aposentado, colabora há mais de dez anos utilizando sua experiência em Libras. “Ser voluntário na Reatech é uma forma de retribuir tudo o que aprendi sobre acessibilidade e inclusão ao longo da vida. Nosso trabalho faz diferença para que todos tenham acesso pleno à feira e possam participar com autonomia e respeito”, afirmou.

Além das ações voltadas à acessibilidade, a feira também recebeu o Médicos Sem Fronteiras (MSF), organização humanitária internacional reconhecida por levar assistência médica a pessoas em situação de vulnerabilidade em mais de 70 países. Durante o evento, o estande do MSF atendeu mais de 150 pessoas e aproximou o público dos temas ligados à atuação em zonas de conflito, desastres naturais e crises humanitárias — reforçando o compromisso da Reatech com a promoção da solidariedade, do cuidado e da saúde em diferentes realidades.
 

Inovação e conexões que transformam

A Reatech encerra sua 20ª edição consolidada como o principal expoente e incentivadora de atitudes inclusivas no país. Ao abrir espaço para debates, experiências e conexões, o evento reafirma seu papel como plataforma transformadora para a comunidade, estimulando o diálogo e o desenvolvimento humano e social.
 

Como parte da programação, no primeiro dia de evento, durante a cerimônia de abertura, foram anunciados os cinco homenageados do Prêmio São Paulo Acessível, que destacou espaços da cidade comprometidos com a acessibilidade e a inclusão. Foram avaliados critérios como facilidade de acesso, respeito às limitações, integração e atendimento adequado. Os vencedores foram: Parque da Mônica (Espaço Kids e Família), Museu do Ipiranga (Espaço Cultural), Parque Villa-Lobos (Parques e Praças), Allianz Parque (Espaço Esportivo) e SESC 24 de Maio (Espaço Entretenimento).


 

Entre os expositores, o sentimento foi de reconhecimento e engajamento.
 

Paulo César Fernandes, diretor comercial da Ortobrás, destacou o interesse do público por novos produtos e tecnologias. “Foi ótima! Tivemos um público muito interativo e envolvido, com bastante interesse em novos produtos e tecnologias. Acho esse movimento inclusivo da feira incrível, porque é uma oportunidade de mostrar inovações, programas sociais e paralímpicos. A Reatech cumpriu plenamente sua proposta.”
 

Para Leandro Papicho, gerente comercial da MovingJet, a feira foi um espaço importante para fechar novos negócios. “A feira foi bem positiva para nós. Conseguimos apresentar os nossos produtos a muitas pessoas interessadas em conhecer novas tecnologias. Trabalhamos não só com scooters, mas também com andadores de fibra de carbono, e a participação foi excelente para divulgação da marca. O movimento deste ano foi satisfatório, semelhante ao anterior, e conseguimos fechar alguns negócios — com certeza, pretendemos voltar nas próximas edições.”
 

Já Fernanda de Lima Jacinto, coordenadora de vendas da Viamar, ressaltou a participação satisfatória e potencial de vendas futuras. “A participação da Viamar foi muito satisfatória. Conseguimos prospectar muitos clientes com potencial de futuras vendas. Esse movimento inclusivo da feira é necessário, é consciente e representa o futuro.”

Sobre a Fiera Milano Brasil
 

A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza ao total, dez feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão a Exposec, Fisp, Fire Show, Tubotech & Wire BRasil, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech + Expo Brasil P realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br 
 

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Fundado em 1995, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.

Mais informações: www.cpb.org.br 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore