Mais uma edição da Reatech + Expo Brasil Paralímpico termina em São Paulo com engajamento pela inclusão e acessibilidade

Mais uma edição da Reatech + Expo Brasil Paralímpico termina em São Paulo com engajamento pela inclusão e acessibilidade

Durante três dias de evento, mais de 25 mil visitantes de 8 países acompanharam palestras, painéis e exposições que uniram tecnologia, oportunidades e informação em prol das pessoas com deficiência.

Principal feira do setor na América Latina, a 20ª edição da Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, realizada em conjunto com a 2ª Expo Brasil Paralímpico e organizada pela Fiera Milano Brasil em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), transformou o São Paulo Expo em uma grande arena interativa. O espaço reuniu esportes paralímpicos, oportunidades de qualificação profissional e empregabilidade, além de terapias e tratamentos voltados a todos os tipos de deficiência.

As questões de igualdade, inclusão e acessibilidade foram amplamente debatidas em congressos e palestras, enquanto empresas apresentaram as mais inovadoras tecnologias em equipamentos de mobilidade, próteses inteligentes e simuladores virtuais para treinamento e reabilitação.
 

Mais 100 marcas expositoras15 modalidades paralímpicas e diversas atrações com novidades, painéis e experiências, atraíram um público de 25.462 pessoas de 8 países durante os três dias de evento. A feira também contou com a presença de autoridades, influenciadores e atletas paralímpicos, incluindo medalhistas dos Jogos de Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro. Foram 145 convidados e 113 palestrantes, que contribuíram com novas perspectivas sobre acessibilidade e inclusão, em mais de 64 horas de conteúdo.
 

Para Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, o impacto e os resultados desta edição reforçaram o papel da feira como referência internacional. “Foram três dias intensos de muito trabalho e dedicação para garantir uma experiência única. Todos saímos muito satisfeitos e com sentimento de missão cumprida. Para a próxima edição projetamos ainda mais engajamento e visibilidade com essa pauta tão importante, que cresce a cada ano e mobiliza a sociedade na construção de um Brasil mais inclusivo”, afirmou.
 

A Fiera Milano Brasil também foi homenageada durante a entrega do Prêmio Ação Inclusiva 360º, que reconheceu empresas comprometidas em aprofundar o debate sobre inclusão e em promover caminhos consistentes para a participação plena das pessoas com deficiência em todos os âmbitos da sociedade.
 

Voluntariado, solidariedade e reconhecimento

Nesta edição da Reatech, o trabalho voluntário foi um dos pilares para garantir uma experiência acolhedora a todos os visitantes. De acordo com Suely Carvalho de Sá Yanez, responsável pela coordenação dos voluntários, cerca de cerca de 125 pessoas atuaram entre os 3 dias em diferentes frentes, como recepção do público, apoio à locomoção de pessoas com deficiência visual, mobilidade reduzida e atendimento em Libras, facilitando o acesso às atividades e estandes. “Buscamos sempre reunir pessoas qualificadas e comprometidas com a causa da acessibilidade. O voluntariado na Reatech é reconhecido pela excelência e pelo carinho com que cada participante se dedica a oferecer um atendimento humanizado”, destacou Suely.
 

Entre os voluntários, Armando Tafner, 63 anos, aposentado, colabora há mais de dez anos utilizando sua experiência em Libras. “Ser voluntário na Reatech é uma forma de retribuir tudo o que aprendi sobre acessibilidade e inclusão ao longo da vida. Nosso trabalho faz diferença para que todos tenham acesso pleno à feira e possam participar com autonomia e respeito”, afirmou.

Além das ações voltadas à acessibilidade, a feira também recebeu o Médicos Sem Fronteiras (MSF), organização humanitária internacional reconhecida por levar assistência médica a pessoas em situação de vulnerabilidade em mais de 70 países. Durante o evento, o estande do MSF atendeu mais de 150 pessoas e aproximou o público dos temas ligados à atuação em zonas de conflito, desastres naturais e crises humanitárias — reforçando o compromisso da Reatech com a promoção da solidariedade, do cuidado e da saúde em diferentes realidades.
 

Inovação e conexões que transformam

A Reatech encerra sua 20ª edição consolidada como o principal expoente e incentivadora de atitudes inclusivas no país. Ao abrir espaço para debates, experiências e conexões, o evento reafirma seu papel como plataforma transformadora para a comunidade, estimulando o diálogo e o desenvolvimento humano e social.
 

Como parte da programação, no primeiro dia de evento, durante a cerimônia de abertura, foram anunciados os cinco homenageados do Prêmio São Paulo Acessível, que destacou espaços da cidade comprometidos com a acessibilidade e a inclusão. Foram avaliados critérios como facilidade de acesso, respeito às limitações, integração e atendimento adequado. Os vencedores foram: Parque da Mônica (Espaço Kids e Família), Museu do Ipiranga (Espaço Cultural), Parque Villa-Lobos (Parques e Praças), Allianz Parque (Espaço Esportivo) e SESC 24 de Maio (Espaço Entretenimento).


 

Entre os expositores, o sentimento foi de reconhecimento e engajamento.
 

Paulo César Fernandes, diretor comercial da Ortobrás, destacou o interesse do público por novos produtos e tecnologias. “Foi ótima! Tivemos um público muito interativo e envolvido, com bastante interesse em novos produtos e tecnologias. Acho esse movimento inclusivo da feira incrível, porque é uma oportunidade de mostrar inovações, programas sociais e paralímpicos. A Reatech cumpriu plenamente sua proposta.”
 

Para Leandro Papicho, gerente comercial da MovingJet, a feira foi um espaço importante para fechar novos negócios. “A feira foi bem positiva para nós. Conseguimos apresentar os nossos produtos a muitas pessoas interessadas em conhecer novas tecnologias. Trabalhamos não só com scooters, mas também com andadores de fibra de carbono, e a participação foi excelente para divulgação da marca. O movimento deste ano foi satisfatório, semelhante ao anterior, e conseguimos fechar alguns negócios — com certeza, pretendemos voltar nas próximas edições.”
 

Já Fernanda de Lima Jacinto, coordenadora de vendas da Viamar, ressaltou a participação satisfatória e potencial de vendas futuras. “A participação da Viamar foi muito satisfatória. Conseguimos prospectar muitos clientes com potencial de futuras vendas. Esse movimento inclusivo da feira é necessário, é consciente e representa o futuro.”

Sobre a Fiera Milano Brasil
 

A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza ao total, dez feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão a Exposec, Fisp, Fire Show, Tubotech & Wire BRasil, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech + Expo Brasil P realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br 
 

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Fundado em 1995, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.

Mais informações: www.cpb.org.br 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore