Manaus começa Feira de empregabilidade para pessoas com deficiência

O Amazonas deu o pontapé inicial, nesta sexta-feira (25), ao “Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação”, que se estenderá até a próxima quarta-feira (30), promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região — AM/RR (TRT-11), com o apoio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). O primeiro dia contou com palestras presenciais no Fórum Trabalhista de Manaus (FTM), rodada de recrutamento e consultoria de carreira, além da inauguração da exposição fotográfica “Minha História”. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do TRT-11 e MPT.

A abertura da ação contou com a participação do presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, da procuradora do trabalho Fabíola Bessa Salmito Lima, da representante da UEA e coordenadora de Assuntos Comunitários, Rárima Gomes Coelho, entre outras autoridades. “Um evento como esse é de grande importância por conectar empresas e pessoas com deficiência”, enfatizou o presidente do TRT-11.

Na sequência, a procuradora do trabalho do MPT abordou uma questão crucial na inclusão profissional: a prática preocupante de contratações superficiais apenas para cumprir cotas, convidando à reflexão sobre a real integração desses trabalhadores. Segundo ela, “a busca deve ser por uma ‘contratação qualitativa’, que vá além do simples cumprimento da cota. Precisamos abandonar a mentalidade de que a inclusão se resume a um número. É necessário olhar para o ambiente de trabalho que estamos oferecendo e garantir que ele seja acolhedor e respeitoso para todos, construindo assim uma inclusão real e duradoura.”

Já a representante da UEA, Rárima Gomes Coelho, afirmou a importância do programa “Mais Acesso” para a inclusão de pessoas com deficiência, ressaltando a valiosa parceria com o MPT e o TRT-11. Para ela, o programa “identifica e demonstra o trabalho e o papel da universidade com o ensino superior na Amazônia, sobretudo como processo transformador na vida de várias pessoas neste Estado.”

O primeiro dia do evento ofereceu palestras com a jornalista Jéssica Paula falando sobre “Experiências de uma Jornalista com Deficiência”, a psicóloga Jucinara Pinheiro abordando “Cuidando de Quem Cuida: Psicoeducação e Suporte para Familiares de Pessoas com Deficiência”. Pela tarde, o auditor-fiscal do Trabalho Rafael Faria Guiger e o procurador do Trabalho Rafael Hanna falaram sobre o tema “Combatendo o Capacitismo no Mercado de Trabalho”, com a mediação da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Carla Vidal Gontijo Almeida.

Entrevistas de emprego

A iniciativa também incluiu uma apresentação teatral demonstrando os erros frequentes e as estratégias eficazes em entrevistas de emprego. Adicionalmente, a “Rodada de Oportunidades: Recrutamento, Consultoria de Carreira e Match Profissional” ofereceu mais de 300 vagas de emprego aos participantes.

Uma das histórias de sucesso do primeiro dia do “Conexão Inclusiva” foi a de Lindalva Melo. Aos 50 anos e com deficiência visual ela conquistou uma vaga como auxiliar de serviços gerais. “Estou muito feliz com a conquista deste emprego e acredito que o evento foi fundamental para quem, como eu, buscava uma oportunidade. Ele está fazendo essa ligação entre empresa e trabalhador, algo que muitas vezes é bastante difícil. Saio daqui muito feliz e empregada”.

Programação

O evento continua nos dias 28, 29 e 30 de forma virtual. Na segunda-feira (28), a programação terá início às 9h, com a “Oficina Prática – Uso da IA e Criação de Currículo Profissional”, conduzida por Larissa Cruz. Às 10h45, a gestora de Recursos Humanos e consultora, Larissa Alves, apresentará a palestra “Como Preparar para uma Entrevista”. Das 11h30 às 17h, será realizada mais uma “Rodada de Oportunidades: Recrutamento, Consultoria de Carreira e Match Profissional”.

Na terça-feira (29), às 9h, a professora doutora Marklea Ferst liderará a “Oficina Prática – Técnicas de Oratória e Expressão Verbal”. Em seguida, às 10h45, a consultora Katya Hemelrijk abordará o tema “Soft Skills – Habilidades para Romper o Capacitismo na Carreira”. Das 11h30 às 17h, haverá outra “Rodada de Oportunidades”.

No último dia do evento (30), às 9h, a referência em diversidade e inclusão Patrícia Lorete e a jornalista Jéssica Paula participarão do painel “Reflexões sobre Inclusão no Mercado de Trabalho”, com mediação de Marklea Ferst. Às 10h30, o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, divulgará o edital do Selo “Empresa Inclusiva”. O evento será encerrado às 14h, com a palestra “Além da Contratação: Como Construir Processos Seletivos que Promovem Inclusão Real”, ministrada pela consultora Paula Neres.

Fonte: https://www.portalmarcossantos.com.br

CRÉDITO/IMAGEM: Iniciativa conecta empresas e candidatos com deficiência no mercado de trabalho (Foto: Roumen Koynov e Carlos Andrade)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore