Marina Dias, professora do ICT/Unifesp, é bicampeã da etapa da Copa do Mundo de Paraescalada de Salt Lake City

Há exato um ano, também no mês de maio, a paraescaladora Marina Dias, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) – Campus de São José dos Campos (SP), entrava para a história do esporte nacional ao conseguir o melhor resultado da escalada brasileira em competições internacionais, vencendo a etapa do Copa do Mundo de Paraescalada, realizada em Salt Lake City (Utah, EUA). Naquela competição, Marina se tornava também a primeira mulher do Brasil a participar de um evento internacional de paraescalada, além de ter sido a única representante da América Latina no mesmo evento.
 

Na tarde da última quarta-feira, 17 de maio, na mesma cidade e país onde obteve a primeira e expressiva vitória, Marina repetiu o feito novamente e se tornou bicampeã da etapa da Copa do Mundo de Paraescalada (IFSC Paraclimbing Word Cup) disputada em Salt Lake City. Ela levou a medalha de ouro na categoria RP3 feminina, para competidoras com comprometimento leve da força muscular e alcance em pelo menos um dos membros (em 2009, Marina foi diagnosticada com esclerose múltipla

Na finalíssima, a brasileira superou a norte-americana Natalie Vorel (prata) e a alemã Rosalie Schaupert (bronze). “Foi minha segunda Copa do Mundo de Paraescalada em Salt Lake City. No ano passado, que era a minha estreia em competições internacionais, ganhei o ouro. Para a etapa desse ano, treinei muito. Estou treinando forte desde novembro. Não é fácil conciliar com o trabalho. Foram muitos os dias em que eu fui treinar já bem tarde porque foi a hora possível. As vias [de escalada] dessa vez estavam mais difíceis. Felizmente, valeu a pena todo o esforço, e conquistamos o ouro novamente!”, comemora a professora do ICT/Unifesp.
 
Ainda neste ano, Marina voltará a disputar outras duas etapas da Copa do Mundo de Paraescalada, ambas na Europa, a partir do mês de junho, em Innsbruck (Áustria) e Villars (Suíça), país este último que também irá sediar o Campeonato Mundial da modalidade na primeira quinzena de agosto, evento esse que ocorre a cada dois anos.
 

Essa será a primeira vez que a atleta irá competir num Mundial, e a viagem para a cidade suíça de Berna, sede do principal evento da paraescalada internacional em 2023, está marcada para o final de julho. “Vai ser muita correria, mas faz parte”, prevê.
 

A modalidade entrou na vida da professora universitária em 2018, tendo a escalada ajudado no fortalecimento muscular da atleta, mantendo Marina sempre ativa e evitando assim a progressão da doença que compromete a força no lado esquerdo de seu corpo. Filiada à Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), ela realiza seus treinos diários no Brasil, após a jornada de trabalho na Unifesp, no Ginásio Mantiqueira Escalada, em Taubaté (SP), onde reside.
 

Natural de Santos (SP), ela lembra que era adepta da corrida antes de começar a escalar. Durante um tempo, manteve o Grupo de Corrida do ICT/Unifesp, em que estudantes e servidores faziam treinos perto do campus no fim da tarde. “Depois de um tempo, passei a sentir muita dor ao correr e fui procurar outros esportes. Encontrei a escalada, e foi amor à primeira vista”, revela a agora bicampeã da Copa do Mundo de Paraescalada.

(Crédito fotos: Slobodan Miskovic/IFSC)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore