MDHC seleciona consultoria para qualificar bases de dados sobre pessoas com deficiência

MDHC seleciona consultoria para qualificar bases de dados sobre pessoas com deficiência

Iniciativa do Projeto PNUD BRA/18/008 fortalece produção de indicadores que irão subsidiar políticas públicas e o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Novo Viver sem Limite

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) está com inscrições abertas, até 20 de dezembro, para a seleção de consultoria especializada responsável pela análise de microdados e pela produção de indicadores sobre a situação das pessoas com deficiência no Brasil. A iniciativa integra o Projeto PNUD BRA/18/008 e reforça o compromisso da pasta com a ampliação da base de evidências que orientam o planejamento, a avaliação e o monitoramento das políticas públicas voltadas à inclusão, à acessibilidade e à autonomia das pessoas com deficiência.

O edital prevê 1 (uma) vaga, com atuação em território nacional, e duração do contrato de 150 dias a partir da assinatura do termo. A consultoria será contratada na modalidade por produto e deverá realizar atividades de análise de microdados provenientes de bases como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o Censo Demográfico 2022, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e registros administrativos do Ministério do Trabalho.

Confira o edital na íntegra: acesse aqui

Segundo o coordenador-geral de Pesquisas, Dados e Informações da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, a contratação visa qualificar dados para orientar a implementação do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Novo Viver sem Limite.

“A análise de microdados amplia a capacidade do Estado de identificar barreiras, desigualdades e oportunidades de inclusão. Os estudos vão permitir gerar indicadores sobre a realidade das pessoas com deficiência no país, ampliando a capacidade de monitorar desigualdades, identificar desafios e orientar ações de educação, trabalho e proteção social”, detalha.

Entre os requisitos exigidos, conforme o edital, estão o doutorado em uma das áreas previstas, a experiência mínima de três anos em atividades que envolvem o manuseio de microdados de pesquisas sociais e a comprovação de domínio em softwares de análise, como Python, R ou Stata. A comprovação deve ser apresentada por certificação ou por artigo científico publicado que evidencie o uso dessas ferramentas.

O diretor dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SNDPD, Adenilson Idalino de Sousa, destaca que processos seletivos como este são fundamentais para garantir rigor técnico nos projetos desenvolvidos pelo governo federal. “Esses processos de seleção permitem incorporar métodos atualizados de análise, padronizar procedimentos e aprimorar a interpretação de grandes bases de dados. No caso do processo seletivo em curso, a avaliação das candidaturas, que inclui análise curricular detalhada e entrevista técnica, vai assegurar que a pessoa contratada tenha condições de aplicar os métodos e operar os sistemas necessários para entregar os produtos previstos”, afirma.

Inscrições e envio de documentos

O envio das candidaturas deve ocorrer até 20 de dezembro de 2025, até 23h59 (horário de Brasília), mediante encaminhamento do currículo no modelo disponibilizado pelo MDHC, disponível aqui. O documento deve ser enviado em formato PDF e obrigatoriamente em língua portuguesa. Arquivos corrompidos, ilegíveis ou que impeçam a visualização não serão considerados.

O envio da documentação deve ser feito exclusivamente para o endereço eletrônico editais.sndpd@mdh.gov.br, com a identificação obrigatória no campo “assunto”: Projeto PNUD BRA/18/008 – Edital 06/2025. Informações adicionais, incluindo requisitos, critérios de avaliação e documentos complementares, seguem disponíveis no portal do MDHC, neste link.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC

CRÉDITO/IMAGEM: (Foto: Felipe Beltrame/SNDPD)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore