Hotel atrai pessoas com deficiência por oferecer acessibilidade e inclusão

Mercure Pinheiros oferece atendimento simultâneo em Libras para hóspedes

Diário PcD apresenta entrevista com gestores de hotel que se destaca em acessibilidade e inclusão na capital paulista

A legislação brasileira determina a acessibilidade na rede hoteleira, mas exemplos mostram como a inclusão vai além das leis.

Reforçando seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, o Mercure São Paulo Pinheiros, parte do portfólio da Accor, é o primeiro hotel do Brasil a implementar Atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de uma plataforma digital. Em parceria com o ICOM, solução desenvolvida pela ONG AME, a iniciativa permite que hóspedes e clientes com deficiência auditiva comuniquem facilmente com a equipe do hotel, promovendo uma experiência de hospedagem mais acessível e inclusiva.

Confira a entrevista com Filipe Nobrega – gerente geral do Mercure Pinheiros São Paulo e com Alessandra Trigo, Agente do Possível.

A novidade funciona de forma simples e intuitiva: ao chegar ao hotel, o hóspede escaneia um QR Code e se conecta com um intérprete em tempo real como em uma chamada de vídeo, que realiza a intermediação com a equipe do Mercure Pinheiros. O serviço está disponível na recepção, nos quartos e no restaurante, operando 24 horas, inclusive em feriados, com suporte de mais de 100 profissionais qualificados em Libras.


“Acreditamos que a hospitalidade deve ser acessível a todos, e esta iniciativa reforça nosso compromisso em eliminar barreiras e tornar a comunicação mais inclusiva. Nosso objetivo é garantir que os hóspedes se sintam acolhidos e tenham uma experiência plena em nosso hotel. E este é apenas mais um passo nessa jornada: o hotel continua investindo em melhorias e adaptações para garantir um ambiente cada vez mais acessível a todas as pessoas”, destaca Filipe Nobrega, gerente geral do Mercure São Paulo Pinheiros.

“A parceria entre o ICOM e o hotel Mercure Pinheiros não é apenas um avanço para o setor hoteleiro, mas um marco na inclusão de pessoas com deficiência no turismo. Acessibilidade e lazer devem caminhar juntos, garantindo que todos tenham o direito de viajar e desfrutar de experiências com autonomia e dignidade. Esse lançamento só reforça a missão do ICOM: quebrar as barreiras da comunicação”, comenta José Araújo, CEO do ICOM e Presidente da AME.

Compromisso com a diversidade e inclusão
A iniciativa do Mercure Pinheiros está alinhada ao compromisso da Accor de promover acessibilidade e inclusão social em toda a sua rede. O hotel já conta com infraestrutura adaptada para pessoas com deficiência física, incluindo apartamentos adaptados com portas e banheiros amplos, cofres e travesseiros em altura adequada, olho mágico em duas alturas e equipamentos disponíveis como cadeiras de banho e escadas para pessoas com nanismo.

Além disso, o hotel recentemente conquistou a certificação internacional Green Key, que reconhece estabelecimentos comprometidos com práticas sustentáveis e de impacto positivo em aspectos sociais, além dos ambientais.

Sobre o ICOM
O ICOM é uma socialtech que oferece um ecossistema de relacionamento com a comunidade surda, premiada pela ONU como solução de Inovação Pública. Com suas raízes na ONG AME – organização que luta pela independência das pessoas com deficiência há mais de 30 anos, o ICOM utiliza-se da tecnologia para empoderar o setor público e privado para se tornarem mais acessíveis em suas comunicações.

www.icom.app

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore