Mês do Coração: Coalizão Vozes do Advocacy promove o Projeto Foco nas Batidas do Coração

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, no Brasil há cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes*, sendo que elas têm de duas a três vezes mais risco de desenvolver problemas no coração em comparação com pessoas sem a condição. Outro dado impactante é que uma vez estabelecida, as doenças cardiovasculares aumentam a mortalidade nos indivíduos com diabetes**.

Segundo o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora**.

Para ajudar a reverter este cenário, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade realiza a campanha online Foco nas Batidas do Coração para conscientizar e orientar as pessoas sobre a relação do diabetes com as doenças cardiovasculares, seus sintomas, formas de prevenção e tratamento no mês em que se comemora o Dia Mundial do Coração, 29 de setembro.

A iniciativa inclui estruturar a jornada dos pacientes com doenças cardiovasculares dentro das associações de diabetes e, ao mesmo tempo, sensibilizara população sobre a relação do diabetes com as doenças cardiovasculares, mostrando medidas preventivas, e que o tratamento precoce de ambas evita internações e mortes. 

“Estamos lançando a campanha para estimular os brasileiros com diabetes a se consultarem com seus médicos clínicos gerais e endocrinologistas, além dos cardiologistas. O diabetes é um fator de risco independente para a doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica e insuficiência cardíaca, que são as principais causas de morte na população”, explica Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão.

A campanha envolve ao todo: quatro lives, produção de posts para as redes sociais e divulgação nos meios de comunicação.

A iniciativa tem o apoio de: AstraZeneca e Daiichi Sankyo Brasil.

Mais informações podem ser acessada nas redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.

Referências:

*Federação Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/

**Cardiômetro: http://www.cardiometro.com.br/

***Posicionamento Oficial Tripartite nº 01/2016 (SBD, SBEM e SBN)– Prevenção, Diagnóstico e conduta Terapêutica na Doença Renal do Diabete: https://arquivos.sbn.org.br/uploads/Anexo-sem-t%C3%ADtulo-00066.pdf

 

Sobre o Dia Mundial do Coração:

 É comemorado em 29 de setembro. O coração é um dos órgãos vitais do corpo humano, formado por tecido muscular, sendo o responsável por bombear o sangue por todo o corpo. A data tem como objetivo lembrar a importância desse órgão e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável, conscientizando a população sobre os riscos das doenças do coração, que podem ocorrer em qualquer idade.

Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore