Ministério da Saúde, Zé Gotinha, Instituto Jô Clemente (IJC) e 99 celebram sucesso da ação ‘Saúde na Rota Certa pela Prevenção’

Ministério da Saúde, Zé Gotinha, Instituto Jô Clemente (IJC) e 99 celebram sucesso da ação ‘Saúde na Rota Certa pela Prevenção’

Evento em São Paulo, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Secretário Municipal da Saúde da capital paulista, Luiz Carlos Zamarco, reforçou a importância da prevenção no Junho Lilás e celebrou os 99 anos de Dona Jô Clemente

Em uma grande mobilização pela saúde pública e pela prevenção, o Instituto Jô Clemente (IJC), em parceria com o Ministério da Saúde, a empresa 99 e o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, realizou nesta quinta-feira (26) a ação “Saúde na Rota Certa: Zé Gotinha (MS), Instituto Jô Clemente (IJC) e 99 pela Prevenção”. O evento, que marcou o calendário do Junho Lilás, celebrou a importância da vacinação e do diagnóstico precoce por meio do Teste do Pezinho, além de homenagear os 99 anos de Dona Jô Clemente, uma das fundadoras do IJC. A iniciativa contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e diversas autoridades municipais, estaduais e federais.

Durante o evento, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a Portaria 7293 que reorganiza o Programa Nacional de Triagem Neonatal. A medida, acordada com estados e municípios, prevê aumento de 30% nos recursos e traz duas novidades principais: a criação de cinco grandes laboratórios regionais para ampliar a oferta de exames do Teste do Pezinho, especialmente em estados com menor volume de nascimentos, e a contratação direta dos Correios para garantir que os resultados cheguem mais rapidamente — com previsão de entrega de amostras em até três dias e retorno de laudos em até 10 dias.

Parte dos recursos será direcionada prioritariamente à região amazônica, dada sua complexidade logística. A implementação dessas ações está prevista para o segundo semestre de 2025, com a expectativa de que todos os estados estejam integrados ao novo modelo até o final do ano.

O objetivo é assegurar que todas as crianças brasileiras tenham acesso às cinco etapas completas do Teste do Pezinho, ampliando o diagnóstico precoce de doenças graves e raras. Atualmente, a maioria dos estados ainda está na etapa um, que abrange sete exames. A cidade de São Paulo, a capital Brasília e o estado de Minas Gerais já realizam todas as etapas previstas.

“O nosso sonho é que as cinco etapas [do Teste do Pezinho] aconteçam o mais rápido possível para todas as crianças do país. É difícil isso acontecer, mas o Ministério da Saúde está entrando para ajudar os estados, municípios, os brasileirinhos e brasileirinhas que nascem em todo o país para que a gente possa implementar esse teste”, comenta o Ministro.

Evento também teve ações de conscientização sobre a imunização e o Teste do Pezinho

Desde as 9h30, a Instituição, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu a aplicação de vacinas – incluindo Influenza, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite e outras – para o público atendido pelo IJC, voluntários e funcionários, reforçando as taxas de imunização no contexto dos recentes desafios nacionais. Houve também atividades de conscientização sobre a imunização e sobre a relevância do Teste do Pezinho, exame que pode detectar precocemente cerca de 50 Doenças Raras e graves.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, cerca de oito mil triagens são realizadas mensalmente, oferecendo qualidade de vida para as crianças da cidade, além de diminuir o custeio dos tratamentos. O secretário ainda reforçou que as campanhas de vacinação e a busca ativa realizadas na cidade têm alcançado uma melhora nos índices vacinais. “Nós saímos de um cenário de 70% de cobertura vacinal no pós-pandemia e atingimos 95%, que é a meta do Ministério da Saúde. Isso é um marco muito importante em uma cidade do tamanho de São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes e um território muito grande”, disse o secretário.

“O Teste do Pezinho salva vidas. Ele permite detectar e tratar doenças graves logo após o nascimento, evitando sequelas e até mortes. É um direito garantido por lei e uma política pública fundamental. Nosso compromisso é garantir o acesso equitativo a esse exame em todo o Brasil”, destacou Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

A Cerimônia Oficial, realizada das 15h às 16h, reuniu autoridades e convidados, destacando a chegada do Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, que fez um percurso especial da sede do Ministério da Saúde, em São Paulo, até o IJC em um carro personalizado da 99.

“O IJC é feito para pessoas, por pessoas. É feito de gente. Do humano, em seu mais amplo e sensível sentido. Gente que não se acomoda, que faz o mundo melhor. O IJC é democrático, é inclusivo, é brasileiro. Não à toa, tem gente até no nome: Jô Clemente. Que este momento nos inspire. Que a ousadia e o empreendedorismo de Dona Jô Clemente continuem nos guiando. E que jamais esqueçamos: onde há coragem, há transformação”, comentou Michel Brull, Presidente Voluntário do Conselho de Administração do IJC, em sua fala que marcou a celebração dos 99 anos da fundadora da instituição.

Importância do tema e tour guiado pelo laboratório do IJC

A relevância do evento também foi sublinhada pelos recentes dados sobre os desafios da vacinação infantil no Brasil. Um relatório do Instituto Questão de Ciência e o Anuário Vacina BR revelaram que, em 2023, nenhum estado conseguiu atingir a meta de cobertura para as quatro principais vacinas aplicadas até 1 ano de idade (pentavalente, poliomielite, pneumocócica e tríplice viral). Além disso, o percentual de municípios que alcançaram a cobertura-alvo não chegou a 43% em 2013 e foi de apenas 32% em 2023, evidenciando uma queda contínua e variações significativas entre localidades.

Os convidados também tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada pelos laboratórios do IJC: o maior do Brasil em número de exames do Teste do Pezinho, e o Laboratório de Biologia Molecular (Biomol), que propicia a implementação de exames genéticos da Triagem Neonatal.

“A 99 tem orgulho de fazer parte desta iniciativa junto ao Instituto Jô Clemente, Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Esta iniciativa reforça nosso compromisso de trabalhar em colaboração com o poder público em diferentes frentes, especialmente em campanhas voltadas à saúde. Acreditamos que parcerias entre empresas privadas e instituições públicas são fundamentais para enfrentar os desafios sociais do país”, afirma Alessandra Serrazes, Gerente de Relações Governamentais da 99.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

CRÉDITO/IMAGEM: Representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde, Instituto Jô Clemente (IJC) e 99 com os pacientes atendidos no evento. Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore