Motivos para investir na Reabilitação Neurocognitiva Perfetti para tratamento do AVC e outras patologias neurológicas

Instituto Avencer destaca características que diferenciam a Reabilitação Neurocognitiva Perfetti da fisioterapia neurológica tradicional

No cenário da reabilitação neurológica, um novo paradigma está emergindo no Brasil, desafiando conceitos convencionais e prometendo transformar a maneira como é entendida e abordada a recuperação de pacientes com lesões neurológicas. Este avanço revolucionário é a Reabilitação Neurocognitiva Perfetti, desenvolvida na Itália pelo neurologista Prof. Dr. Carlo Perfetti, um pioneiro visionário na intersecção entre neurociência e reabilitação.

O método tradicional e mais praticado para reabilitação neurológica,  neurofuncional,  concentra-se principalmente na recuperação física, com olhar focado nos  músculos. Os métodos em geral incluem:

  • Fortalecimento e alongamentos musculares: Exercícios específicos são prescritos para fortalecer os músculos afetados e melhorar a mobilidade, flexibilidade, amplitude articulares;
  • Treinamento de reflexos: Técnicas são usadas para melhorar a resposta reflexa dos músculos e a coordenação motora;
  • Repetição de movimentos: A prática repetitiva de movimentos é incentivada para restaurar a funcionalidade motora.
  • Uso de dispositivos externos: Ferramentas como órteses e aparelhos de suporte são utilizados para facilitar o movimento e compensar os déficits;

Essa abordagem, embora valiosa em muitos aspectos, tende a subestimar o papel dos processos cognitivos na recuperação de patologias ou lesões neurológicas, como: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Crânio-encefálico, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Lesões medulares e periféricas, Paralisia Cerebral, Dor Neuropática, entre outros.

Já a abordagem Perfetti reconhece que a lesão neurológica afeta não apenas os músculos, mas também os processos cognitivos essenciais para a execução eficaz do movimento. Assim, a Reabilitação Neurocognitiva Perfetti vai além; busca reativar e reorganizar os processos cognitivos comprometidos para favorecer a recuperação motora. O problema está no cérebro e não no músculo. Então vamos trabalhar o cérebro do paciente! 

Confira os 4 principais diferenciais da Reabilitação Neurocognitiva Perfetti (RNCP):

  • Foco na integração corpo-mente : Enquanto o método tradicional prioriza o fortalecimento muscular e alongamentos a RNCP reconhece que a lesão neurológica afeta não apenas os músculos, mas também os processos cognitivos essenciais para um movimento eficaz e de qualidade. Assim, os exercícios neurocognitivos  focam em reativar e reorganizar esses processos cognitivos, aliados aos exercícios motores,  promovendo a reintegração mente e corpo, necessária para uma recuperação mais completa e de qualidade.
  • Escuta Investigativa: Enquanto o método tradicional adota um protocolo de exercícios padronizados, a RNCP é absolutamente personalizada,  pensando nos exercícios para  as necessidades individuais de cada paciente. Partindo da Escuta Investigativa das experiências do paciente, propõe-se uma intervenção mais precisa e eficaz, considerando sempre as capacidades e limitações específicas de cada pessoa.
  • Foco na autonomia do paciente: A RNCP trabalha com os pacientes em um processo de aprendizagem, buscando oferecer-lhe instrumentos para tornar-se autônomo. Ao possibilitar reconhecer seu corpo inteiro como antes e reativar os processos cognitivos alterados, são capazes de recuperar suas habilidades autonomamente, em um processo ascendente e contínuo. Sentem-se capacitados a retomar suas atividades diárias, a voltar ao convívio social, a se abrir para novas oportunidades com maior independência e confiança.
  • Visão sistêmica integrada nos exercícios: Embora comprovado e reconhecido cientificamente a necessidade de incluir o cérebro nas atividades de reabilitação propostas,  depara-se com a contínua separação entre o corpo e  mente nas metodologias mais aplicadas. A RNCP reconhece a importância dessa integração, por isso desenvolve exercícios  que atuam contemporaneamente nas funções motoras, cognitivas e sensoriais  trabalhando a pessoa como um todo unificado.   Dr. Mauro Cracchiolo, Diretor Científico do Instituto Avencer, destaca: “O objetivo principal de nossa terapia é recuperar a unidade mente-corpo, onde o cérebro e o corpo operam em harmonia. Isso é feito através de exercícios adaptados à problemática do paciente, visando reativar e reorganizar as redes neurais danificadas. Com a reabilitação neurocognitiva, proporcionamos uma experiência de aprendizado para o paciente, utilizando o cérebro como nossa principal ferramenta terapêutica”, conclui.

Sobre o Instituto AvencerFundado em 2018, o Instituto Avencer é uma Organização Social (OSCIP) dedicada a difundir a Reabilitação Neurocognitiva Perfetti no Brasil como uma alternativa inovadora e eficaz de reabilitação, a pacientes portadores de patologias neurológicas. Se estrutura em três pilares fundamentais: a formação e capacitação de profissionais; o atendimento clínico de excelência; e o desenvolvimento de pesquisa científica.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore