Museu da bolsa do Brasil realiza 1ª Semana de Inclusão durante a 18ª Primavera de Museus

Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição prévia pelo site do MUB3

De 23 a 28 de setembro, o MUB3 – Museu da bolsa do Brasil participará da 18ª Primavera de Museus, ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, o evento traz o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, destacando a importância dos museus em garantir o acesso a todos os públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Pensando nessa temática, o MUB3 preparou uma programação especial que marca a 1ª Semana de Inclusão MUB3, reforçando seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão desde a sua inauguração. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas pelo site do Museu.

Programação

A programação começa no dia 23 de setembro, das 13h30 às 17h, com a atividade “O Multissensorial em mediações acessíveis”, que faz parte do Programa de Formação – Curadorias Pedagógicas do Núcleo Educativo. Sob a condução de Karen Montija, educadora e diretora da Aka Projetos Culturais, o evento abordará a multissensorialidade e a acessibilidade estética, refletindo sobre como proporcionar experiências artísticas significativas para todos os públicos. A parte teórica do encontro será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do MUB3.

Nos dias 25, 26 e 28 de setembro, das 14h às 15h30, serão realizadas visitas mediadas intituladas “Diálogos”. Nelas, educadores do MUB3 conduzirão conversas temáticas, explorando a exposição de longa duração do Museu com enfoque em recursos de acessibilidade. Essas visitas proporcionarão uma experiência inclusiva e interativa, utilizando múltiplas linguagens para garantir que todos possam vivenciar e compreender o conteúdo de forma plena.

No dia 26 de setembro, às 10h, ocorrerá a Roda de Conversa “Alternativas para uma Comunicação mais Acessível”, com Eduardo Cardoso, professor, audiodescritor e especialista em comunicação acessível. O evento trará reflexões sobre formas inovadoras de ampliar a acessibilidade em museus, com foco em linguagem simples e recursos para pessoas com necessidades complexas de comunicação. Durante a roda de conversa, será lançado o material educativo acessível do MUB3, produzido em parceria com Eduardo Cardoso, voltado para facilitar a compreensão de conceitos relacionados ao mercado financeiro e de capitais. O material será distribuído gratuitamente, reforçando o compromisso do MUB3 com a inclusão e o acesso à informação para todos.

Sobre MUB3

O Museu da bolsa do Brasil – MUB3 nasceu do desejo de se preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro, a partir de uma potente plataforma de conhecimento, aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema e o pesquisam. O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passa agora a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira, com reflexos para todo o Brasil.

MUB3 – Museu da bolsa do Brasil

Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada até às 16h.

Rua XV de Novembro, 275 – Centro Histórico de São Paulo | Próximo à estação São Bento (290m).
Entrada gratuita.

Acompanhe o MUB3 nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore