Museu do Amanhã tem semana dedicada à Língua Brasileira de Sinais (Libras)

De 21 a 25 de abril, programação especial será toda apresentada em Libras, com atividades gratuitas como visitas guiadas e Clube da Horta

Em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, celebrado em 24 de abril, o Museu do Amanhã preparou uma programação especial para além da data. De 21 a 27 de abril, seguindo a premissa de ser um espaço focado em acessibilidade e inclusão, o Museu terá diversas atividades gratuitas e abertas a todas as pessoas, porém dedicadas principalmente ao público surdo.

Em destaque, visitas guiadas imersivas que se utilizam de jogos, glossários e conversas e convidam o público a gravar vídeos com os sinais aprendidos. Na segunda-feira (21/04), a “Imersão: Sonhos em Libras” leva à exposição temporária “Sonhos: História, Ciência e Utopia”, propondo um mergulho na curadoria de Sidarta Ribeiro; na terça-feira (22/04), a “Imersão: Antropoceno em Libras” convida à reflexão sobre o impacto humano no planeta, em um passeio pela exposição permanente “Do Cosmos a Nós”. “Imersão: Museu do Amanhã em Libras” completa a experiência, percorrendo todas as exposições em cartaz, no dia 24. Por fim, na sexta-feira (25/04), os visitantes poderão, ainda, explorar a biodiversidade, a história e os desafios ambientais da Baía de Guanabara, na “Imersão: Baía em Libras”. Todas ocorrem às 14h, sem necessidade de inscrição.


Para crianças e suas famílias, as atividades do projeto Brincar É Ciência contam com o “Clube da Horta: Horta do Amanhã em Libras”, no dia 26, e com a contação da história do sapinho surdo Pingo d’Ouro, dia 27. Complementando a programação, as visitas mediadas “Trilhar os Amanhãs em Libras” acontecem diariamente às 11h, para todos os públicos, sem agendamento prévio.

“O Museu do Amanhã reforça seu compromisso com a inclusão, celebrando e reconhecendo a luta da comunidade surda e agregando a diversidade trazida pela experiência de comunicação por meio da Libras”, afirma Adriana Corrêa, Gerente de Educação do Museu do Amanhã. A iniciativa integra o eixo de acessibilidade do Museu, que inclui visitas cognitivas e sensoriais e projetos como o Entre Museus Acessíveis.


SERVIÇO:

Semana da Libras no Museu do Amanhã

Quando: 21 a 27 de abril de 2025

Onde: Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro)

Programação gratuita (confira horários no site: museudoamanha.org.br)

Classificação: Livre

Sobre o Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — idg. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, a Shell, Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui ArcelorMittal, Engie, IBM e TAG. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio do Mercado Livre e Águas do Rio, conta ainda com apoio de Bloomberg, B3, Rede D’or, White Martins, EGTC, Caterpillar, Renner, Granado, TechnipFMC e SulAmérica Saúde. Além da DataPrev, Fitch Ratings e SBM OffShore apoiando em projetos com a Lei de Incentivo Municipal, conta com os parceiros de mídia Rádio Paradiso, Rádio Mix, Revista Piauí e Canal Curta ON.

Sobre o idg

Há mais de 20 anos, o idg atua na gestão e desenvolvimento de projetos culturais, ambientais e educacionais. Une conhecimento, inovação, criatividade e ousadia para dar vida a ideias e contar histórias que provocam reflexões e criam experiências.


Guiado pelo propósito de esperançar futuros possíveis, implementou e gere o Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; o Museu das Favelas e o programa CultSP PRO, em São Paulo; e o Paço do Frevo, no Recife. Também é gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e, até o final de 2025, inaugurará o Museu das Amazônias, em Belém.

CRÉDITO/IMAGEM: Museu do Amanhã. Crédito: Albert Andrade

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore