Necessidade de ações efetiva no Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

Palestrante de inclusão e diversidade, psicóloga e pedagoga, Natalie Schonwald, afirma que respeitar a diversidade também é prevenir o bullying

O bullying é uma prática que se manifesta de diversas maneiras, caracterizada por comportamentos violentos repetitivos de intimidação e agressão, seja física ou psíquica, realizada por uma pessoa ou grupo a outra pessoa ou grupo mais vulnerável. A prática do Bullying é sempre baseada em uma relação entre pares que se caracteriza por diferença de poder entre agressor e vítima.

O bullying não se dá por um único fator e sim à soma de vários aspectos, e cada um deles deve ser entendido detalhadamente. Podemos investigar cada um destes pontos utilizando diversos meios, como, por exemplo, orientação familiar, levantamento da história do sujeito, e também é muito importante que o agressor seja cuidado, já que a prática desses comportamentos não ocorre sem um histórico.

Essa conduta pode resultar em graves danos emocionais e físicos significativos para as pessoas envolvidas impactadas. Este tipo de agressão é comumente observado em ambientes escolares, pois a pressão psicológica ocorre muitas vezes contra indivíduos que não conseguem se defender ou compreender os motivos por trás da agressão.

Logo, a coordenação da instituição de ensino e os professores, assim como toda a equipe escolar, devem ficar atentos aos comportamentos de quem pratica o bullying, e ficar ciente das consequências para quem sofre as agressões. A luta contra o bullying ainda constitui um desafio para educadores e diversos outros profissionais.

 “Para respeitar a diversidade, devemos fazer um trabalho constante durante a vida escolar, e é muito importante trabalhar com cada criança, respeitando suas características e garantir seu espaço como parte daquele grupo “, explica a psicóloga, pedagoga e palestrante de inclusão e diversidade, Natalie Schonwald.

Dentro de uma instituição escolar, a prática do bullying traz grandes danos físicos e principalmente psicológicos. A data de 7 de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, deve ser lembrada como um alerta de respeito ao próximo e ao convívio sadio entre os estudantes.

Estudantes, com ou sem deficiência, precisam ter as mesmas oportunidades e condições de participar plenamente das atividades escolares e desenvolver, integralmente, suas potencialidades e trabalhar para superar suas dificuldades.

Medidas preventivas

Natalie afirma que existe uma necessidade de toda sociedade, principalmente aqueles envolvidos no ambiente escolar, local em que mais ocorre o bullying, de preparar adequadamente os profissionais da educação para identificar situações de bullying e conhecer as estratégias de intervenção e de prevenção para trabalhar constantemente o assunto com os estudantes, já que o “fenômeno” tem efeito direto na vida dos alunos”.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore