Menos de 25% dos deficientes auditivos usam a língua de sinais

No Brasil, de acordo com as informações mais atualizadas, cerca de 10 milhões de pessoas têm alguma deficiência auditiva no Brasil, mas apenas 22,4% sabem usar a linguagem de sinais para se comunicar.

A divulgação é do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e importante para ser debatida nesta terça-feira, 26, que marca a importância do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – como forma de comunicação e expressão usada pela comunidade surda no Brasil.

Para a Federação Mundial dos Surdos, 80% das pessoas surdas têm dificuldades com línguas escritas devido à falta de acesso à educação. Línguas de Sinais possibilitam comunicação eficaz, permitindo atividades inclusivas como estudo e trabalho.

No Brasil, a Libras foi oficialmente reconhecida como uma língua pela Lei nº. 10.436/2002, que a tornou reconhecida e respeitada pelo governo e instituições. Isso foi um marco importante na inclusão de pessoas surdas na sociedade brasileira.

A Libras é uma língua de sinais utilizada no Brasil. Ela não é simplesmente um sistema de gestos, mas sim uma língua com estrutura gramatical própria, com suas próprias regras e vocabulário. Vale ressaltar que não é idioma.

As Línguas de Sinais não são universais, o que significa que diferentes países e regiões podem ter suas próprias formas. A origem remonta a comunidades surdas que criaram sistemas de comunicação gestual para se comunicar entre si.

Línguas de Sinais pelo Mundo

Assim como a Libras, muitos outros países têm suas próprias línguas de sinais. Alguns exemplos como:

Língua Americana de Sinais (ASL): Um estudo da Universidade de Gallaudet mostrou que ela é a língua nativa de entre 500 mil a 2 milhões de pessoas.

Além dos Estados Unidos, ela também é a Língua de Sinais utilizada em países como: Filipinas, Mauritânia, Quénia, Madagáscar, Zimbabué, Porto Rico, Costa do Marfim, Burkina Faso, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Chade, Gabão, República Centro-Africana, Singapura, Hong-Kong, República Dominicana e Haiti.

Língua de Sinais Francesa (LSF): Uma das mais antigas da Europa e é a língua materna de mais de 100 mil franceses.

Fonte: https://esbrasil.com.br/

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore