Notas que transformam a vida de crianças e adultos: a música como ponte para a inclusão

Notas que transformam a vida de crianças e adultos: a música como ponte para a inclusão

Projeto com oficinas adaptadas promove convivência entre diferentes públicos unindo arte e inclusão, além de transformação cultural e social

No Instituto Olga Kos, a música vai muito além de notas e melodias, ela é instrumento de transformação. Por meio do projeto “Música – Notas & Sonetos”, crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, encontram na arte um espaço de expressão, convivência e autonomia.

As oficinas, que acontecem semanalmente na Galeria Olido, em São Paulo, reúnem participantes de diferentes idades e histórias. Durante oito meses, eles exploram sons, instrumentos e poesias, transformando cada descoberta em aprendizado e cada gesto em inclusão.

“A música sempre é uma ferramenta de transformação. Ela vai muito além das notas musicais: está na observação, na organização, na escuta e na liberdade de cada participante para criar à sua maneira”, explica Xavier, coordenador da área de música do Instituto Olga Kos. Ele destaca que o maior desafio é “respeitar o processo de cada um, valorizando o jeito único com que cada pessoa se expressa”.

A liberdade de criação é uma marca do projeto. Segundo Xavier, há momentos em que um participante transforma o violão em um novo instrumento, e isso é acolhido como expressão legítima. “O importante é que todos possam imaginar e tocar do seu jeito, sem se prender a padrões”, completa.

Entre os muitos exemplos de superação e afeto está Caroline, de 41 anos, participante de projetos do Instituto Olga Kos a mais de cinco anos. Sua mãe, Maria Angélica, conta que a música acompanha a filha desde o início da vida:
“A Caroline ama a música. Ela acorda e já liga o rádio. Tudo o que aprendeu, foi com base na música, é a forma como ela entende o mundo e se expressa”, afirma.

Já Roseli, mãe do participante André, de 47 anos, reforça a importância da convivência entre as famílias e o impacto do Instituto no cotidiano delas:“A gente aprende mais com eles do que ensina. Aqui, eles podem ser quem são, cada um com seu tempo, com sua vontade. E nós, mães, viramos uma família também, uma apoiando a outra”, diz.

Essa rede de afeto e aprendizado compartilhado é um dos grandes resultados do projeto. Como explica o presidente do Instituto, Wolf Kos, “a música é um espaço de encontro e acolhimento. Quando pensamos em acessibilidade cultural, falamos em garantir que todas as pessoas possam vivenciar o prazer e a emoção da arte. É nesse ponto que a música se torna um instrumento poderoso de inclusão, porque conecta, emociona e cria pertencimento”.

Com cada nota, verso ou gesto, o projeto “Música – Notas & Sonetos” mostra que a verdadeira harmonia nasce da diversidade e que a arte, quando acessível e inclusiva, é capaz de transformar vidas e revelar talentos únicos.

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado há 18 anos, o Instituto Olga Kos é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Oscip pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos voltados a pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão, autonomia e respeito às diferenças.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore