Novembro Azul: cuidar da saúde também é um ato de coragem

Novembro Azul: cuidar da saúde também é um ato de coragem

Neste Novembro Azul, o convite é claro: não adie seus cuidados. A sua saúde e a sua vida importam

O mês de novembro marca um momento importante de conscientização sobre a saúde masculina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata segue como o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, com 74 mil novos casos estimados para 2024. Apesar das altas chances de cura quando diagnosticado precocemente, muitos ainda evitam procurar o médico

Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para os tumores de pele não melanoma. Mais do que uma campanha sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul é um convite à reflexão e à mudança de atitudes. “Cuidar da saúde também é um ato de coragem. É reconhecer limites, enfrentar medos e se permitir ser humano”, afirma o psicólogo Luti Christóforo, que reforça: “O exame de toque ainda carrega um peso simbólico desnecessário. Precisamos desmistificá-lo e lembrar que ele pode salvar vidas”, reforça o especialista.

Ajuda precisa superar o orgulho
A resistência em buscar ajuda médica e emocional reflete uma cultura que associa vulnerabilidade à fraqueza. “Desde cedo, muitos meninos aprendem que homem de verdade não chora, não sente medo e não pede ajuda. Essa ideia é extremamente nociva e afasta os homens do autocuidado”, explica Luti.

Os efeitos desse comportamento vão além do corpo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% das mortes por suicídio no mundo são de homens. No Brasil, o índice masculino é quatro vezes maior que o feminino, segundo o Ministério da Saúde. “Quando o homem não fala sobre o que sente, ele se isola e adoece. O silêncio também mata”, alerta o psicólogo.

Para Luti, é hora de ressignificar o que é força. “Um homem forte é aquele que se cuida, que busca ajuda e que entende que saúde não é só ausência de doença — é equilíbrio entre corpo e mente.” – @luti.psicologo

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore