Número de PcDs que atuarão como mesárias no Paraná é equivalente a 32,3% das nomeações no país

O projeto Inclusão em Ação do TRE-PR conta com 6.395 pessoas nomeadas para trabalhar no dia da votação

No Paraná, as Eleições Municipais de 2024 contarão com a participação de 2.052 pessoas com deficiência (PcDs) e com transtorno do espectro autista (TEA), conforme o levantamento feito pela Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O número de mesários e mesárias com deficiências e com TEA nomeados no Paraná equivale a 32,3% do total de nomeações no país para o pleito de 2024. Em comparação com as Eleições Municipais de 2020, quando o número de nomeações foi de 202, o total de PcDs e pessoas com TEA atuantes como mesárias é 1.016% maior. 

Durante a capacitação realizada em Maringá, a chefe do Cartório da 137ª Zona Eleitoral, Elaine Berbete, destacou que o incentivo à participação dessas pessoas no processo eleitoral “marca uma nova era da participação da pessoa com deficiência na organização dos trabalhos eleitorais”. “A pessoa com deficiência tem muito a contribuir com a nossa sociedade e nós queremos participar disso”, acrescentou.

Estatísticas

Entre as nomeações desse público, 19% são pessoas neurodivergentes; 18%, pessoas com deficiências de locomoção; 16%, pessoas com deficiências visuais; e 12%, pessoas com deficiências auditivas.

Além desses grupos, para assegurar a acessibilidade no pleito, também foram nomeados como mesários 122 intérpretes de língua brasileira dos sinais (Libras), 438 auxiliares que darão suporte às PcDs e 3.783 coordenadores de acessibilidade.

Inclusão em Ação

Por meio do projeto Inclusão em Ação, desenvolvido pela AIA, o TRE-PR incentiva a participação de pessoas com deficiência como mesárias, candidatas e eleitoras nas Eleições de 2024. Para tornar possível a participação dessas pessoas como mesárias, foram desenvolvidas capacitações específicas de acordo com a necessidade de cada grupo.

Em setembro, os treinamentos foram realizados nas cidades de Ponta Grossa, Foz do IguaçuRio NegroSão José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Cascavel. No auditório do edifício-sede do TRE-PR, as capacitações foram voltadas aos que trabalharão em Curitiba e na Região Metropolitana.

Fonte: https://www.tre-pr.jus.br/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore