O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO

O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO, reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. Ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investigando movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma. O filme vai explorar e aprofundar a vida e obra do dançarino e coreógrafo Marcos Abranches. A ideia do documentário é mostrar que a pessoa e o artista caminham juntos e levam uma vida normal. O filme mostra o dia, dia com a família e o artista no palco, as obras criadas e coreografadas por Marcos Abranches como “Corpo Sobre Tela”, Forma de Ver”, Avessos”, “O Grito” e “O Canto dos Malditos”, além de mostrar sua carreira internacional passando por Berlin (Alemanha), Madrid (Espanha), Assunção (Paraguai), La Paz (Peru) e Bogotá (Colômbia).

Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino e uma pessoa com “Coreoatetose” rara, decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. É importante saber que o profissional possui inteligência normal e, utiliza como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.

Marcos já esteve com grandes nomes do balé nacional como Sandro Borelli (Coreógrafo, Diretor Artístico da Cia Carne Agonizante), Iara Biderman (Jornalista e Crítica de Dança), Inês Bogéia (Diretora da São Paulo Companhia de Dança e Doutora em Artes), Luís Ferron (Diretor do Núcleo Luís Ferron), Solange Borelli (Gestora e Produtora Cultural), Gal Oppido (Fotógrafo), Ivam Cabral (Co-fundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco). Falar dos seus desejos e angústias e mostrar acima de tudo uma história muito potente.

Elenco

Sandro Borelli (Coreógrafo, Diretor Artístico da Cia Carne Agonizante), Iara Biderman (Jornalista e Crítica de Dança), Inês Bogéia (Diretora da São Paulo Companhia de Dança e Doutora em Artes), Luís Ferron (Diretor do Núcleo Luís Ferron), Solange Borelli (Gestora e Produtora Cultural), Gal Opiado (Fotógrafo), Ivam Cabral (Cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco), Eliety Teixeira (mãe), Célio Abranches (pai).

Prêmios

“PRÊMIO INSPIRAÇÃO” – 11º BREAKING DOWN BARRIERS International Film Festival (Moscou – Rússia – 2022).

“SPECIAL RECOGNITIONS FOR THE MOVIE – 15º LABRFF:  Los Angeles Brazilian Film Festival  (EUA – 2022).

“MELHOR DOCUMENTÁRIO” – 5º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC – 2022).

“MELHOR DOCUMENTÁRIO” – 20º Arouca Film Festival (Portugal).

“MELHOR ROTEIRO” – 17º Encontro de Cinema e Vídeo dos sertões (PI).

“MELHOR CARACTERIZAÇÃO” – 17º Encontro de Cinema e Vídeo dos sertões (PI).

“MELHOR DOCUMENTÁRIO NACIONAL” – 5º FestCine Pedra Azul do ES (2022).

“MENÇÃO HONROSA – Diretor Elder Fraga” – BIMIFF – Brazil International Monthly Independent Film Festival (2022).

“MELHOR FILME NACIONAL” – 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos (2021).

“PRÊMIO TRAJETÓRIA” – O Artista e a Força do Pensamento – 10º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência”  (2021).

“MENÇÃO PELA QUALIDADE ARTÍSTICA – Marcos Abranches retratado no filme O Artista e a Força do Pensamento no ASSIM VIVEMOS – 10º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência”  (2021).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore