O Grupão Especial apresenta espetáculo musical no dia 27 de abril no SESI Campo Limpo/SP

O Grupão Especial, coletivo artístico independente que nasceu na APAE de Campo Limpo Paulista, está preparando um novo espetáculo, com estreia marcada para o dia 27 de abril. O encontro da dança, música e das artes cênicas é um tributo especial a grandes artistas nacionais e internacionais, como Tim Maia, Rita Lee, Fred Mercury, entre outros, e promete encantar a plateia. A apresentação é gratuita, às 16h30, no SESI Campo Limpo.

O elenco é formado por 13 jovens com deficiência, integrantes do Grupão Especial – Cia. de Arte e Teatro Inclusivo, que desde 2023 é parte do projeto Oficinas Culturais. Fundado em 2008, por iniciativa da professora Cristiane Zanetti, o Grupão tem apoio da Prefeitura de Campo Limpo Paulista e realiza seus ensaios na sede da APAE.

Pedagoga especialista em alfabetização e artes cênicas, pós-graduada em educação inclusiva, Cristiane Zanetti, diretora artística do Grupão, conta que a produção inédita tem envolvimento total dos alunos. Afinal, colocar os jovens com deficiência como protagonistas sempre foi o objetivo e o grande diferencial do trabalho do Grupão. “Mesmo com todo preconceito que envolve as pessoas com deficiência, fomos conquistando uma plateia maravilhosa, que respeita, acompanha e aplaude nossos artistas em todos os nossos trabalhos. Esperamos o público com muito carinho para este novo espetáculo, pois será simplesmente inesquecível”, convida ela.

Os preparativos para a estreia começaram em fevereiro, e desde março os jovens ensaiam três vezes por semana. “Temos lindos e autênticos figurinos, e toda a trilha sonora é realizada ao vivo, pela pianista, que também faz parte do grupo”, completa Cristiane.

Mais informações sobre o Projeto Oficinas Culturais

Com patrocínio da thyssenkrupp, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, as Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista oferecem, além da modalidade do teatro com o Grupão Especial, aulas de canto coral infantil, jovem e adulto. Os corais são gratuitos e abertos a qualquer interessado, de todas as idades, e o projeto envolve ainda oficinas de dança, balé e capoeira para alunos de três escolas públicas da cidade.

As Oficinas Culturais são uma realização da Kalithéa, empresa ligada à Direção Cultura, que em 2024 completa 25 anos de atuação em consultoria e desenvolvimento de projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Sediada em Campinas, tem a missão de orientar empresas e proponentes no melhor uso das diferentes leis de incentivo, promovendo o desenvolvimento social através do acesso à arte e cultura. Por todas as cidades por onde passou, o projeto Oficinas Culturais já atendeu aproximadamente 15 mil pessoas, entre alunos da rede pública de ensino e plateia, através de oficinas e apresentações gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música.

Para seguir as novidades das Oficinas Culturais, basta acompanhar a página no Facebook:  e também o canal no Instagram (@projetooficinasculturais).

Serviço:

Ministério da Cultura e thyssenkrupp apresentam:

“O Grupão Estrelado” – Espetáculo musical com ‘O Grupão Especial’

Entrada Franca

Data: 27/04/2024 (sábado)

Horário: 16h30

Local: SESI Campo Limpo Paulista – Estrada da Bragantina, 2197 – Jd. Santa Maria – Campo Limpo Paulista/SP

Ficha técnica:

Direção artística: Cristiane Zanetti

Coreógrafa: Janaina Trivelato

Figurino: Maria Regina Rodrigues

Sonorização: Gabriel Pauletto

Intérprete de libras: Giovana Gonçalves

Apoio Musical: Mara Croffi Brunelli

Equipe técnica: Isabel Santos/Maria Rita Gonçalves

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore