“O Mundo de Diego” é premiado no 1º Festival Internacional de Cinema e Educação – EducAção

"O Mundo de Diego" é premiado no 1º Festival Internacional de Cinema e Educação - EducAção

O curta-metragem “O Mundo de Diego” conquistou mais um prêmio: o projeto venceu a categoria “Melhor Animação” no 1º Festival Internacional de Cinema e Educação – EducAção, realizado em Curitiba-PR; é o 4º laurel que o projeto conquista em menos de um ano.

A produção fez parte do projeto “Zinho – Stop Motion na Infância”, no qual uma das frentes de trabalho era realizar um curso de cinema e animação na APAE de Bariri, interior de São Paulo.

“Sou professor na APAE e gosto muito de trabalhar com atividades socioeducativas com os alunos e as alunas da associação. Acredito que a arte e a cultura têm um papel fundamental no desenvolvimento humano, independente se há alguma deficiência ou limitação. Ensinar a arte do stop motion e da animação baseado na história do filme Zinho foi muito prazeroso e incluso, pois o curta aborda esses temas”.

A aceitação dos usuários da APAE foi tanta que Ricardo Rodrigues, com seu olhar aguçado e sensível, decidiu dirigir um curta elaborado totalmente pelos próprios alunos. Da concepção da história à narração, passando pela modelagem dos bonecos (personagens), e todos os outros detalhes que envolvem um filme foram idealizados pelos próprios usuários.

Com a “riqueza dos defeitos”, “O Mundo de Diego” ganhou corpo e aceitação do público e da crítica. O curta-metragem foi selecionado para a 21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte e premiado no “16º Festival Curta Taquary” com “Direção de arte” e “Figurino”. O laurel de “Melhor Animação” vem para coroar este projeto.

Mais sobre o curta “O Mundo de Diego”

Diego, menino cego de 6 anos, experimenta através dos sentidos o que necessita para ter uma vida feliz com a família e seu cachorro, Bombinha. Decidido em ir para escola sozinho ele se aventuras pelas calçadas da vizinhança rumo a escola, mas ele não contava com um acidente de carro próximo dele, deixando seu mundo desequilibrado e confuso. No meio da confusão com um celular ele pede socorro para mãe, que para surpresa dele a mãe já estava ali, aliás nunca saiu dali de perto.

Produtora Bela Balela
Com o estúdio em Jaú, no interior de São Paulo, um dos únicos no Brasil dedicado ao Stop Motion, a produtora é encabeçada por Ricardo Rodrigues, um profissional que tem uma vida dedicada à arte. Ricardo é produtor, diretor de teatro e cinema e arte educador há muitos e muitos anos, realizando mais de 50 projetos no centro-oeste paulista, 20 filmes autorais e 12 peças teatrais. Artista inquieto, Ricardo trabalho na criação do curta “Pedra sobre Pedra”, que em breve será apresentado.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore