OAB/SP divulga Nota Técnica sobre Projeto de Lei que cria Código Brasileiro de Inclusão

OAB/SP divulga Nota Técnica sobre Projeto de Lei que cria Código Brasileiro de Inclusão

Órgão acaba de disponibilizar Nota Técnica – Projeto de Lei nº 2.661/2025 – Consolidação das Leis Brasileiras de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Comissão Permanente de Direitos da Pessoa com Deficiência esclarece a PL

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional São Paulo), através da Comissão Permanente dos Direitos da Pessoa com Deficiência acaba de disponibilizar Nota Técnica sobre o projeto 2661/2025, de autoria da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, que tem o objetivo de instituir a Consolidação das Leis Brasileiras de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A proposta visa reunir, em um único texto legal (a LBI), diversas normas dispersas relacionadas a direitos, acessibilidade e políticas públicas para pessoas com deficiência.

O Projeto está em tramitação sob regime especial no Grupo de Trabalho específico para Consolidação das Leis (GTCL), com relatoria do deputado Duarte Jr. (PSB-MA).

Audiência Pública na OAB/SP

Durante audiência pública na OAB-SP, representações da advocacia e movimentos sociais demandaram o arquivamento do projeto, alegando que ele pode retroceder em direitos já consolidados na LBI. Principais pontos de preocupação:

  • Ausência de reforço às políticas de inclusão laboral e empregabilidade, consideradas essenciais.
  • Risco de esvaziamento normativo, com simplificação que retira conteúdo protetivo e diretrizes estruturantes.
  • Falta de dispositivos específicos sobre isenções tributárias e previdência social para pessoas com deficiência

Nesta terça-feira, 2, foi divulgada Nota Técnica sobre o tema. Acompanhe a íntegra da manifestação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore